O PayPal, em parceria com a Captalys, passa a oferecer crédito para pequenas e médias empresas que tenham uma conta em sua carteira digital. A proposta é ter uma oferta que seja atraente financeiramente e fácil de acessar, pois algumas das maiores reclamações de empreendedores que buscam um empréstimo são as altas taxas de juros, a burocracia do processo e a dificuldade de conseguir o valor desejado. Em teste piloto realizado no começo do ano, 50% das empresas procuradas demonstraram interesse pela solução.
O produto foi batizado como “Crédito para o seu negócio”. São oferecidos empréstimos de R$ 5 mil a R$ 2,5 milhões, com prazo de pagamento de seis a 36 meses e taxa de juros a partir de 1,5% ao mês. O pagamento do empréstimo é feito em parcelas fixas diárias debitadas automaticamente da conta da empresa no PayPal.
O processo de captação é totalmente digital, feito em uma página co-branded entre PayPal e Captalys e utilizando a plataforma tecnológica desta última. A análise acontece em 24 horas e o dinheiro é creditado dentro de dez dias.
Vale destacar que a Captalys tem um modelo de negócios diferente dos bancos ou das financeiras em geral: o capital emprestado vem de fundos de investimento geridos por ela. “Não dependemos do spread”, diz Margot Greenman, presidente e cofundadora da companhia. “Em vez de ser visto como um mal necessário, queremos que o crédito seja entendido como algo que pode contribuir para a saúde financeira dos negócios”, explicou.
Com a crise econômica gerada pela pandemia, a oferta criada por PayPal e Captalys ganha ainda mais importância, pois muitas empresas de pequeno e médio porte estão lutando para manter suas contas em dia. “Quanto menor a empresa, maior o risco de não sobreviver”, comentou o diretor de desenvolvimento de negócios do PayPal no Brasil, Thiago Chueiri, durante teleconferência com a imprensa, nesta quarta-feira, 27.
Além do Brasil, o PayPal oferece crédito para empresas em outros seis países.
Pesquisa
Para embasar o lançamento do produto, o PayPal encomendou uma pesquisa da Opinion Box junto a 614 empreendedores brasileiros. A pesquisa revelou que apenas 22% deles declaram ter profundo conhecimento sobre acesso a crédito. O restante, ou seja, quatro em cada cinco, admitem conhecer pouco, só ter ouvido falar, ou não conhecer nada sobre o assunto.
Além disso, 61% já conseguiram empréstimo alguma vez; 26% já tiveram crédito negado e 31% nunca tentaram (há uma interseção de 18% que já tiveram pedidos aceitos e negados).
A pesquisa revela que a maior parte dos empreendedores confiam mais nos bancos tradicionais (73%) do que em bancos digitais (56%) ou fintechs (47%) na hora de solicitar um empréstimo. Por outro lado, o processo de captação é considerado mais fácil em bancos digitais (37%) do que entre fintechs (34%) ou bancos tradicionais (30%).