A dica desta quarta-feira, 3, é muito mais um relato que pode ajudar outras pessoas. Com a crise do novo coronavírus, os provedores de serviços essenciais não estão conseguindo coletar as informações e enviar as contas. Um desses casos acontece com as concessionárias de energia, uma vez que os seus funcionários precisam ir até as residências para checar o consumo mensal de eletricidade e gerar o boleto.
É o caso do condomínio onde moro. O técnico não está vindo fazer a leitura da energia e por esta razão, o sindicato orientou os moradores a fazerem a leitura dos seus respectivos registros e cadastrá-los no app Enel São Paulo (Android, iOS), de modo que a conta não venha com base no gasto médio ou com grandes alterações.
A solução dada pelo administrador foi uma excelente alternativa. Não apenas pela simplicidade de fazer a leitura e enviá-la pelo dispositivo móvel, mas a Enel não entregou a conta de luz do mês de maio no prazo aguardado. Precisei entrar no aplicativo para pegar a segunda via da fatura.
Veja vídeo da concessionária com o passo a passo para fazer a autoleitura.
Para cadastrar-se no app da utility, o usuário precisa criar um login com CPF, número da instalação (que pode ser visualizada na conta física) e senha. Após cadastro, o usuário pode ver na tela principal:
– A conta atual;
– O histórico de contas pagas;
– Comparar com o consumo com o mês anterior;
– Acompanhar as solicitações pedidas à empresa;
– Ver qual bandeira cobrada naquele mês (verde, amarela ou vermelha – atualmente verde)
– Fazer a autoleitura.
O app permite ainda solicitar religação, pedir instalação, cancelar contrato, informar falta de energia, denunciar fraude (gato), requerer indenização e falar com os canais de atendimento.
Além de São Paulo, a Enel atende em Ceará, Goiás e Rio de Janeiro.