O WhatsApp tem tudo para se transformar em um superapp de vendas no futuro, caso o Banco Central autorize o aplicativo a incluir o serviço de pagamentos. A combinação da funcionalidade de pagamento com chatbots e com uma interface de botões será de grande valia para o e-commerce, prevê Fernando Shine, especialista em experiência do consumidor para e-commerce da Hi Platform.

“É o desejo de todo o comercio eletrônico fazer operações de venda dentro do WhatsApp”, comentou Shine em entrevista para Mobile Time alguns dias antes da suspensão do serviço pelo Banco Central.

O WhatsApp lançou recentemente a opção de botões para respostas rápidas em conversas automatizadas. Um próximo passo aguardado pelo mercado é a disponibilização de uma ferramenta para apresentação de catálogo de produtos, novidade que serviria para a realização de vendas se associada com a solução de pagamento. Na opinião de Shine, agregando-se um bot para auxiliar o consumidor no processo de compra, a experiência ficaria ainda melhor e o e-commerce conseguiria reduzir a taxa de abandono de carrinho.

É preciso, contudo, aguardar para descobrir quando e quais serão as novas funcionalidades disponibilizadas pelo WhatsApp, já que a intervenção do Banco Central acabou alterando completamente o cronograma.

 

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