A Uber (Android, iOS) e a prefeitura de São Paulo firmaram parceria e retomam neste domingo, 19, o uso da ciclofaixa para o lazer e transporte de ciclistas na capital. De acordo com a diretora-geral da Uber, Claudia Woods, a ideia do retorno da ciclofaixa busca ajudar a repensar a relação do paulistano com o carro, em especial durante a crise do novo coronavírus.
Woods disse que o papel de sua empresa, neste caso, é para incentivar as pessoas a deixarem o hábito de dirigirem sozinhas e acessarem o maior número possível de transportes. Corrobora para a fala da executiva uma pesquisa recente do Metrô de SP que revela que 40% das viagens com veículos motorizados em São Paulo são feitas com carros particulares, ante 1% do dos apps de corridas.
Atualmente, a Uber oferece comparativo de suas viagens com carros ante rotas de transporte público em seu app.
Com patrocínio da Uber, a ciclofaixa volta com uma série de normas para serem respeitadas pelos seus usuários durante a quarentena, como: uso obrigatório da máscara; manter distância segura entre ciclistas; não compartilhar garrafas e águas; higienização das mãos sempre que possível com álcool em gel; e sair de casa de banho tomado e com a bicicleta higienizada.
Trechos
Em seu retorno, a faixa para ciclistas funcionará domingos e feriados, das 7h às 16h. A sua extensão abrange as regiões da Avenida Jabaquara, Avenida Paulista, Rua Vergueiro, Avenida Brasil, Avenida Hélio Pellegrino, Avenida Jornalista Roberto Marinho, Avenida Lineu de Paula Machado, Avenida Paulo VI, Região Central até a Pinacoteca (Metrô Tiradentes); além de ter conexões com outras vias para bicicletas como Parque do Ibirapuera e Parque do Povo, Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) e das regiões do Parque da Juventude e do Shopping Metrô Itaquera.
Vale dizer, a Ciclofaixa é diferente de Ciclovia. A Ciclofaixa retira uma faixa de trânsito dos carros para dedicá-la aos ciclistas em dias com fluxo menor de trânsito, como domingos e feriados. A Ciclovia, iniciada na gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT-SP), é uma via fixa que o ciclista pode usar sempre – respeitando as regras de trânsito.