A Cielo não tem exclusividade no Facebook Pay como rede de adquirência: seus concorrentes poderão aderir “a qualquer momento, na hora que quiserem”, afirmou o CEO da Cielo, Paulo Caffarelli, durante videoconferência sobre os resultados financeiros da companhia, nesta quarta-feira, 29.
O executivo lembrou que o WhatsApp convidou todas as adquirentes em sua RFI para o projeto e praticamente 100% delas participaram do processo, que foi concluído tendo a Cielo como escolhida. Mas isso não significa que ela estará sozinha. “Desde o início há consciência de que não existe exclusividade. Haverá outras adquirentes depois”, disse. “Não quero que a Cielo seja vista como uma incumbente, mas como uma empresa que voltou para o jogo e tem feito sua lição de casa a ponto de ter sido escolhida pelo WhatsApp para ser a primeira adquirente nesse processo”, complementou.
Trâmites no BC
O executivo acredita que a aprovação do Banco Central para o lançamento do serviço virá em breve. “Todos os documentos solicitados pelo BC para ter o entendimento sobre o Facebook Pay já foram entregues pelas bandeiras. Acreditamos que o BC deverá autorizar em breve a retomada dos nossos testes-piloto e, em seguida, o funcionamento efetivo do pagamento por WhatsApp”, disse o executivo. Ele argumenta que o arranjo de pagamentos no qual o Facebook Pay está inserido já existe, está devidamente aprovado e é utilizado por outras instituições.