Há oportunidade para se aumentar o investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) no Brasil, especialmente entre empresas com faturamento anual de R$ 100 milhões a R$ 499 milhões, indica estudo realizado pelo Instituto Eldorado.

Foram entrevistadas 87 empresas, de pequenas e médias até grandes, estas últimas com faturamento anual acima de R$ 1 bilhão. Entre aquelas com receita anual entre R$ 100 milhões e R$ 499 milhões, apenas 47% usam leis de incentivo para investirem em PD&I, enquanto 41% declararam que não usam e 12% não souberam informar. Trata-se do grupo com o maior percentual que declara não utilizar esses mecanismos de incentivo, ou seja, há ali um espaço a ser explorado por institutos de pesquisa como o Eldorado.

Na faixa de R$ 500 milhões a R$ 999 milhões, a prática é bem mais comum: 86% usam leis de incentivo para investir em PD&I e 14% não souberam informar. E no grupo acima de R$ 1 bilhão, 46% usam; 25% não usam; e 29% não souberam informar.

Entre as empresas com faturamento até R$ 99 milhões, apenas 13% usam leis de incentivo para investirem em PD&I enquanto 80% não usam e 7% não souberam informar. Porém, essa faixa carece de instrumentos governamentais específicos de incentivo, esclarece o estudo.

TIC

54% das empresas entrevistadas investem em PD&I especificamente na área de tecnologia da informação e telecomunicações, enquanto 39% não investem e 7% não souberam responder. Entre as que não investem, a principal razão, apontada por 36% delas, é preferir comprar soluções prontas de mercado.

O estudo pode ser baixado aqui.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!