[Matéria atualizada em 04/09/2020, às 15h14] A Uber (Android, iOS) lançou uma série de medidas para aprimorar a segurança de entregadores, motoristas e clientes e compartilhou alguns números. Entre as medidas estão a checagem de documento dos usuários; um checklist alimentar nos restaurantes; a criação de conteúdos educativos de segurança viária para os entregadores parceiros; e a expansão da detecção de paradas inesperadas. A empresa de transporte individual e de delivery também divulgou que, desde o início da crise causada pelo novo coronavírus, investiu R$ 50 milhões no Brasil em medidas de segurança e apoio, sendo R$ 11 milhões em assistência financeira para os parceiros e R$ 8 milhões em reembolso de máscaras e álcool em gel, entre outras iniciativas voltadas para a comunidade.
Entre os novos recursos para os restaurantes cadastrados no Uber Eats (Android, iOS) está a verificação de normas de higiene e segurança alimentar. Trata-se de uma lista para confirmar que os estabelecimentos seguem medidas sanitárias, como monitoramento da saúde dos funcionários e higienização de utensílios.
Para os usuários, a Uber lança um recurso de checagem de documentos. As pessoas que solicitarem sua primeira viagem em dinheiro terão de tirar uma foto do documento de identidade (RG ou CNH), além de passar pela verificação do CPF. Outro anúncio foi a expansão das ferramentas de gravação de áudio para todo o Brasil.
Outra ferramenta que será expandida é a U-Ajuda que, entre suas funcionalidades possui a detecção de paradas. A solução, lançada no ano passado, ganhou uma nova versão e passa a identificar automaticamente paradas inesperadas ou longas. A partir de agora, será detectada também a conclusão de viagens fora do destino planejado. A mudança não prevista é identificada por meio do GPS e direciona o usuário ou motorista para os recursos de segurança do app.
Para os entregadores de bicicleta e motocicletas, a Uber fez uma cartilha educativa para estimular as melhores práticas no trânsito e evitar acidentes. A ideia é que esses parceiros recebam mensagens com pílulas de dicas. O documento foi desenvolvido em colaboração com a Confederação Brasileira de Ciclismo e consultores de engenharia de trânsito Hora H, Talentos Agregados, entre outros.
Números
Outra informação que a empresa de app de transporte individual informou foi que, por meio dos Centros de Higienização instalados em nove cidades, foram higienizados mais de 60 mil carros e mochilas de entrega e instaladas 26 mil divisórias.
Quanto à parceria realizada com o Instituto Avon e a Wieden+Kennedy, de iniciativas de combate a violência contra a mulher, a empresa diz já ter atendido 3,3 mil mulheres e o projeto, voltado para apoiar mulheres durante a pandemia, segue até dezembro deste ano.
O diretor do Tech Center, Marcelo Azambuja, explicou que o centro receberá R$ 250 milhões ao longo de 5 anos. O valor é destinado para o desenvolvimento de soluções focadas em segurança.