Mais da metade dos adultos que moram nos Estados Unidos (54%) dizem que as mídias sociais não devem permitir anúncios políticos em suas plataformas. E uma parcela maior (77%) considera não muito ou nada aceitável que essas empresas usem dados sobre as atividades online de seus usuários para mostrar-lhes anúncios de campanhas políticas. Os dados são de uma pesquisa do Pew Research Center realizada em entre 8 e 13 de setembro de 2020.

Ao mesmo tempo, 45% dizem que as empresas de mídias sociais devem permitir pelo menos alguns anúncios políticos em suas plataformas, com 26% dizendo que essas plataformas devem permitir todos esses anúncios e 19% apoiando a ideia de que apenas alguns devem ser permitidos. E 22% acham que é pelo menos aceitável que essas usem dados sobre as atividades online de seus usuários para mostrar a eles anúncios de campanha política.

Democratas x Republicanos

Ao distinguir entre eleitores democratas e republicanos, o estudo do Pew Research Center aponta que 15% entre democratas e independentes que se inclinam para o Partido Democrata dizem que as empresas de mídia social deveriam permitir todos os anúncios políticos em suas plataformas. O número cresce entre os republicanos e adeptos ao partido conservador, com 38%.

No caso de “alguns anúncios políticos” que devem ser permitidos, o número vai para 27% entre os democratas e apenas 10% entre os republicanos. Quem acha que não se deveria permitir nenhum anúncio político nesses sites, o número é maior entre os democratas (56%) contra 50% entre os republicanos.

Outros recortes

Quando o recorte é por idade, pessoas com 65 anos ou mais tendem a preferir não permitir anúncios políticos nas redes sociais. Cerca de 64% das pessoas com 65 anos ou mais dizem que esses sites não devem permitir anúncios políticos em suas plataformas. Entre pessoas de 30 a 64 anos, o número cai para metade, quem está entre a faixa de 18 a 29 anos, a porcentagem é de 45%.

Existem também diferenças nessas visões por raça, etnia e gênero. Os americanos brancos (56%) têm mais probabilidade do que os negros (47%), os hispânicos (51%) e os asiáticos (48%) de dizer que as mídias socais não deveriam permitir anúncios políticos em seus sites. No entanto, os americanos brancos (28%) também têm mais probabilidade do que os adultos negros (21%), hispânicos (23%) e asiáticos (19%) de dizer que os sites de mídia social devem permitir todos os anúncios políticos em seus sites. Negros, hispânicos e asiáticos americanos são mais propensos a favorecer sites de mídia social que permitem apenas alguns anúncios políticos em seus sites, em comparação com adultos brancos.

As mulheres (58%) também têm mais probabilidade do que os homens (49%) de dizer que esses sites não devem permitir anúncios políticos em suas plataformas. Por outro lado, os homens são mais propensos do que as mulheres a permitir todos os anúncios políticos nesses sites (31% contra 21%).

Uso de dados pelas mídias sociais

Sobre a aceitação do uso de dados por parte das empresas de mídias sociais, de modo a mostrar aos usuários anúncios de campanhas políticas, o estudo da Pew Research Center aponta que 77% dos americanos afirmaram que essa prática não é muito ou nada aceitável. Cerca de 53% dizem que essa segmentação não é aceitável. Cerca de um quinto (22%) considera a segmentação algo ou muito aceitável, com uma pequena parcela (4%) dizendo que é muito aceitável.

Pew Research Center eleições EUA20

 

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