O TikTok foi o aplicativo que mais ganhou popularidade no Brasil entre junho de 2019 e junho de 2020, de acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps: o aplicativo está presente agora na tela inicial de 9% dos smartphones nacionais, ocupando a 12ª posição do ranking elaborado no relatório. Agora, o app de produção de vídeos curtos tem a estratégia de firmar parcerias com operadoras da América Latina para expandir mais ainda a sua base de usuários. Há poucas semanas anunciou seu primeiro acordo de zero rating ilimitado na região, em um plano controle da Oi. Mobile Time conversou sobre o tema com a diretora de parcerias estratégicas do TikTok para a América Latina, Rafaela Furtado. A executiva revelou que a intenção é levar o zero rating ilimitado do TikTok para outras teles, assim como fechar acordos de CDN (Content Delivery Network) com operadoras latino-americanas, para conferir mais eficiência na entrega de conteúdo da plataforma.
Mobile Time – A parceria com a Oi é a primeira de zero rating do TikTok na América Latina?
Rafaela Furtado – A parceria com a Oi é a primeira com zero rating ilimitado para a América Latina.
Quais os benefícios esperados pelo TikTok com essa parceria?
Durante este período atípico de isolamento social, o TikTok conquistou um número cada vez maior de usuários. Com isso, nada mais natural do que seguirmos trabalhando para buscar parcerias com as operadoras de telefonia, para facilitar o acesso dos criadores de conteúdo que já usam a plataforma quanto dos que estão se unindo à comunidade do TikTok. No caso dessa parceria com a Oi, o uso da franquia de dados é liberado para o usuário acessar a plataforma, seja para consumir ou para produzir vídeos, que exploram a criatividade e a autenticidade da nossa comunidade.
Nossa estratégia é alavancar essas parcerias, para incentivar os usuários a terem experiências únicas dentro da nossa plataforma. Essa sinergia com a Oi reforça o objetivo de tornar a plataforma um ambiente que explora a imaginação, a positividade e a diversidade dos brasileiros.
A operadora também se beneficia ao incluir na oferta o TikTok, dando aos usuários a possibilidade de acessar a plataforma, para criar e consumir conteúdos positivos, criativos e autênticos. Com isso, aumentando o engajamento dos usuários e auxiliando na retenção e fidelização dessa base de clientes.
A parceria de zero rating com o plano Controle da Oi vai ser estendida para outros planos da operadora? E para outras operadoras brasileiras?
Esta parceria de zero rating ilimitado com a Oi é inédita no Brasil e, por enquanto, exclusiva para o Plano Controle da operadora. Já temos conversas para, no futuro, poder estender essa parceria de zero rating para outros planos da operadora Oi e para outras operadoras brasileiras.
Que outras parcerias com operadoras o TikTok já tem na América Latina? No que consistem? Há parcerias de outros tipos além de zero rating? Poderia detalhar?
No ano de 2019, o TikTok fechou a primeira parceria com uma operadora, a Vivo, para incluir o aplicativo como um dos apps que fazem parte do Vivo Easy, que permite aos clientes criar seu plano de acordo com o que realmente usa, sem pagar nada além do que precisa. Ou seja, o usuário poderia comprar diárias de aplicativos, dentre eles o TikTok, para navegar ilimitado, sem consumir seu pacote de dados. Essa parceria foi pioneira na América Latina e tinha como objetivo inovar o relacionamento com nossos parceiros e procurar maneiras de fornecer conteúdo relevante e divertido ao nosso público.
Além disso, o TikTok possui mais de 70 parcerias com operadoras ao redor do mundo. Especificamente para a América Latina, temos um acordo global com a Telefonica e já lançamos parcerias com franquia de dados para acesso ao TikTok com Movistar Argentina, México e Chile. Também lançamos ofertas com a Virgin Mobile no México e Colômbia e temos parcerias com a WOM no Chile. Esperamos contemplar 100% de cobertura em toda a América Latina em 2021, não somente para parcerias de franquia de dados e zero rating, mas conversas mais estratégicas de novas formas de entrega de conteúdo e, principalmente, acordos de CDN (Content Delivery Network), que visam otimizar esta entrega nos celulares dos usuários, além de minimizar os custos para ambas as empresas.
Quais os objetivos principais do TikTok ao buscar parcerias com operadoras?
O principal objetivo das parcerias com as operadoras é oferecer a melhor experiência e usabilidade ao usuário, através de parcerias com companhias que também se beneficiam por permitir que seus clientes possam conectar-se a nós, a esta comunidade global positiva e criativa — onde todos pertencem e podem se expressar de uma maneira única que representa quem eles são — de forma fácil e sem a preocupação com o consumo de dados móveis. Neste mesmo contexto, trabalhamos para desenvolver, em conjunto com as operadoras, novas formas de inovar na entrega do conteúdo do TikTok. Através de plataformas que nos permitam ações de marketing conjuntas e projetos de conteúdo dentro do TikTok, a ideia é criar novas formas para que a operadora possa ter acesso e falar apropriadamente com novos usuários, através da base global do TikTok, composta por jovens, criativos e diferenciados.