vec Itaú

Veículos elétricos que serão usados no vec Itaú: BMW, Jaguar e Jac

O Itaú Unibanco anunciou nesta quinta-feira, 12, o lançamento do serviço de veículos elétricos compartilhados, o vec Itaú. O projeto começa com uma versão piloto em fevereiro de 2021 entre os funcionários do banco em São Paulo. Serão disponibilizados cinco ou seis carros elétricos, que poderão circular entre os edifícios do Itaú na cidade. A fase de testes deve durar todo o primeiro semestre do próximo ano e o vec deverá estar disponível a todos os paulistanos – clientes ou não do banco – no segundo semestre em alguns pontos de São Paulo.

Neste primeiro momento, serão quatro estações em polos administrativos do banco onde os funcionários poderão experimentar o serviço. Neste caso, eles só poderão fazer deslocamentos entre um edifício e outro da instituição bancária, onde haverá espaços reservados para o estacionamento e carregamento elétrico dos carros.

Em uma segunda etapa dos testes operacionais, ainda no primeiro semestre, serão convidados outros usuários da sociedade para experimentarem o serviço. A partir dos resultados dessas experiências, o Itaú vai estipular melhor o modelo de negócios, definir onde serão localizadas as estações – com estacionamentos e tomadas para a recarga dos veículos –, entre outros detalhes. Neste momento, apenas São Paulo terá o vec Itaú, mas o compartilhamento de carros elétricos deve se expandir para outras capitais do País, preferencialmente para aquelas que já possuem o Bike Itaú (Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador).

Apesar de o modelo estar em aberto, Rodnei Bernardino de Souza, diretor do Itaú Unibanco, explicou na coletiva de imprensa que o tipo de serviço a ser oferecido será o one way, ou seja, o usuário é livre para devolver o veículo em outra estação ou na mesma onde pegou o carro. Outro ponto já estipulado é que o carro elétrico será desbloqueado por meio de um aplicativo. Sobre o pagamento, deve ser adotado um modelo de taxa fixa mais um extra por tempo (talvez minuto) rodado, mas os valores ainda não foram definidos.

“Estamos estudando o menor preço possível para termos o máximo de adesão ao serviço”, disse Souza. E Luciana Nicola, superintendente de relações institucionais, sustentabilidade e empreendedorismo do Itaú Unibanco, completou: “O time do Rodnei analisou modelos de vários países e nacionais, além de fazer estudos com possíveis clientes para ver qual o apetite do brasileiro com relação ao serviço. O valor será compatível com o que é oferecido no mundo, mas com uma adaptação para o Brasil”, resumiu a superintendente.

Aplicativo

Pelo aplicativo será possível fazer todas as etapas do aluguel do veículo: escolher uma estação para retirar o carro; selecionar o modelo; reservar o carro; abrir a porta do veículo e verificar o nível das baterias. “Os carros que aparecerão no aplicativo já estarão com as baterias carregadas”, reforça o diretor do banco.

Parcerias e integração

vec ItaúA princípio, o vec Itaú contará com veículos de três montadoras: BMW (com o modelo i3), Jaguar (I-Pace) e Jac (iEV40).

Outra parceira anunciada foi com a Ucorp, responsável pela infraestrutura de conectividade e a operação de logística – ou seja, pelo desenvolvimento do aplicativo, mas também pelo carregamento das baterias e pela higienização dos veículos.

Segundo Luciana Nicola, superintendente de relações institucionais, sustentabilidade e empreendedorismo do Itaú Unibanco, quando o serviço estiver disponível ele chegará integrado ao sistema da Bike Rio. Ou seja, o usuário poderá sair da bicicleta e usar um vec Itaú em seguida.

“Estamos estudando a integração do Bike Itaú com o vec, da mesma forma que a gente faz com compartilhamento de bicicletas com os transportes públicos. O serviço já nasce integrado e o usuário terá a malha de estações das bikes à disposição para o deslocamento no dia a dia”, explicou a superintendente.

 

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