O Méliuz (Android, iOS) apresentou um lucro líquido de R$ 4,7 milhões no balanço do terceiro trimestre de 2020, crescimento de 47% ante R$ R$ 3,2 milhões registrados um ano antes. A receita líquida da companhia obteve um aumento 13,5%, de R$ 22 milhões para R$ 25 milhões. O gasto operacional subiu de R$ 18 milhões para R$ 20 milhões, alta de 11%. E o Ebitda foi de R$ 4,6 milhões para R$ 5,1 milhões, aumento de 11%.
Importante notar que o cashback, um dos principais produtos do Méliuz, foi responsável pela maior parcela dos gastos financeiros no terceiro trimestre de 2020, com R$ 13 milhões, mas 64% menor que os R$ 37 milhões do mesmo período em 2019.
De acordo com call realizada com especialistas do mercado nesta segunda-feira, 16, o resultado foi puxado pela entrada de novos clientes e parceiros (Banco PAN, Creditas, Youse e outros), além da retomada das vendas no setor viagens, que foi impactado pela crise do novo coronavírus no segundo trimestre de 2020.
Operação
No marketplace da empresa, o volume transacionado no terceiro trimestre de 2020 foi de R$ 2,2 bilhões, incremento de 55% ante R$ 1,4 bilhão do mesmo período um ano antes. O total de contas abertas na plataforma saltou 40%, de 8,4 milhões para 11,6 milhões. E a quantidade de usuários ativos cresceu 80%, de 2 milhões para 3,6 milhões. Do cartão de crédito Méliuz, a companhia registrou um salto de 18 vezes em pedidos, de 63 mil no terceiro trimestre e 2019 para 1,1 mil um ano depois.
Turismo
Outro ponto a enfatizar é a queda de 76% em transações no segmento de turismo, de R$ 186 milhões para R$ 38 milhões. Os líderes da companhia explicaram que este é um momento de retomada para o setor, impactado no segundo trimestre de 2020 pela Covid-19.
No segundo trimestre de 2020, o recuo foi de 90% das vendas no setor de turismo, de R$ 131 milhões para R$ 13 milhões.