Os clientes do Banco do Brasil já podem usar o Pix conversando com o assistente virtual da companhia no WhatsApp (61 4004-0001). Basta escrever “Pix” para abrir o menu com as opções de pagar, receber ou cadastrar chave Pix. Também é possível enviar comandos por mensagem de voz, dizendo, por exemplo, “enviar um Pix”. Trata-se do primeiro banco a oferecer o serviço de pagamento instantâneo através do WhatsApp.
Passo a passo
No caso de um pagamento, o assistente virtual pede a chave Pix do recebedor (email, telefone ou CPF) e o valor. Em seguida, apresenta o nome e o banco do destinatário, para a confirmação da transação. Se estiver tudo certo, o usuário responde “sim” e recebe um link para digitar sua senha em uma página segura do banco, fora do WhatsApp. Feito isso, a transação é concluída e um comprovante é exibido na tela do mensageiro.
Para receber, também é possível solicitar via comando de voz. Em seguida, escolhe-se qual a chave será utilizada para o recebimento, o valor e a descrição. O assistente então gera um QR code que o usuário pode compartilhar com o pagador. O QR code permanece válido por 24 horas.
Análise
O Banco do Brasil é um banco pioneiro no uso do WhatsApp com bot e inteligência artificial. Seu assistente virtual utiliza a plataforma Watson, da IBM. No ano passado, começou a aceitar também comandos por mensagem de voz dentro do mensageiro, possibilitando a utilização por pessoas com baixa instrução ou com dificuldade de leitura na interface visual em touch screen, como aquelas de maior idade.
Vale lembrar que o Banco do Brasil faz parte do seleto grupo de empresas que vão participar do lançamento do serviço de pagamentos oficial do WhatsApp, ao lado de Nubank, Sicredi e Cielo. O Facebook Pay (nome comercial do serviço) aguarda autorização do Banco Central para ser liberado ao público. A expectativa é de que isso aconteça ainda este ano.