Ernesto Bitran trabalha com franquias. Faz projetos, elabora estruturação de franqueadores para seus franqueados, analisa implementação, auxilia na formatação do empreendimento e em sua expansão. Quando André Giglio o chamou para analisar a sua franquia de delivery de comida japonesa, a SushiChic, o executivo foi apresentado a uma ferramenta de gestão proprietária do restaurante e viu nela um enorme potencial para resolver as dores de muitos outros restaurantes. “Na hora, minha cabeça já enxergou naquela solução um grande potencial. Vimos que eles tinham na mão a resposta para uma dor que outros clientes nossos tinham e que estavam levando uma surra danada na operação deles”, lembrou Giglio, que não só virou um franqueado da SushiChic como é cofundador e diretor comercial da Go2Go, startup que empresta seu nome à plataforma de Sistema de Gerenciamento de Pedidos para restaurantes e bares. A plataforma faz gestão centralizada, aplicativos para otimizar a entrega e ferramenta plug and play de fácil adaptação a diferentes sistemas, inclusive o de marketplaces voltados a bares e restaurantes como iFood, UberEats e Rappi.

Gestão; Go2Go

Dashboard da plataforma de gestão da Go2Go mostra onde estão concentrados os pedidos e o marketplace mais usado no momento do registro

Além de integrar multiplataformas, o software atua na construção de canais de vendas online, fornece uma ferramenta de central de atendimento e apoia a logística dos restaurantes, desde o pedido até a entrega. Uma solução bastante oportuna em tempos de pandemia do novo coronavírus. “O delivery é um patinho feio da operação e, de repente, ele passa a ser o único canal de operação do restaurante. Tivemos uma busca enorme”, disse Giglio. O diretor comercial explicou que desde o início das operações da Go2Go os sócios já vislumbravam que o tipo de consumo (delivery) seria tendência e hábito da população, mas durante o isolamento social a procura foi acima do esperado. “A pandemia foi um catalisador e provocou uma aceleração violenta desse processo de mudança de consumo”, lembrou. Em um primeiro momento, os estabelecimentos ficaram perdidos. “Foi um choque”, resumiu Giglio. Mas depois do primeiro baque, muitos viram no delivery uma oportunidade. Não à toa, em março, a Go2Go estava presente em 300 lojas e atualmente está em cerca de 2 mil. “Dobrávamos o tamanho da empresa mês a mês durante a pandemia”, contou o diretor comercial da Go2Go.

Go2Go

André Giglio é diretor comercial da Go2Go. Foto: Divulgação

Procura e vantagens

A facilidade de a ferramenta se adaptar a qualquer restaurante ou bar contribuiu muito para o crescimento da empresa, argumentam os cofundadores Bitran e Giglio, sendo o seu processo de instalação e início das operações muito rápido.

Para Bitran, a grande vantagem da ferramenta está no fato de ela conhecer profundamente a lógica de bares e restaurantes e as complicações do delivery. “A Go2Go nasceu dentro de um restaurante e não em uma software house. Isso significa que conhecemos as dores e não imaginamos as dores. Quando veio o André e os outros sócios, separamos a operação para ela ser independente com o objetivo de melhorar a operação dos deliveries e trazer mais gestão para as operações. Criamos uma Food Service”, resumiu o sócio da franquia SushiChic.

App para o entregador

A ferramenta de gestão funciona em diferentes dispositivos e conta também com um aplicativo voltado para a gestão da entrega do produto em si, para uso do entregador.

Go2GO

Plataforma da Go2Go mostra os pedidos

O aplicativo deve ser instalado no celular do entregador. Nele, é possível: inserir uma entrega; rastrear o pedido; e ver no mapa todas as entregas do dia. “Temos integração com os operadoras logísticos (como iFood, Rappi, UberEats) também. A gente consegue, com um clique, escolher um operador”, descreve. Em uma tela do app, o entregador é capaz de acompanhar o andamento dos pedidos e, se for o caso, alterar a ordem de pegar as encomendas.

A Go2Go está presente em dark kitchens e em grandes redes e casas, como: pizzaria Bráz, Bráz elétrica (fast food da Bráz), Lanchonete da Cidade, Johnny Rockets, Kopenhagen, deBetti, além do SushiChic, Vezpa Pizza, El Poncio Burguer e Mr. Maki. A startup possui 35 funcionários e pretende seguir para pequenos mercados, açougues, hortifruti, padarias, comércios com comportamentos diferentes dos de restaurantes.

A Go2Go também está presente na Europa e inicia expansão para América Latina. Já implementou a ferramenta em restaurantes da França, Portugal e acabam de fechar uma parceria para atuar na Colômbia. “Somos uma grande API. Quando a gente se conecta com o software do Rappi, por exemplo, a gente se conecta no NCR nos países onde ele atua”, explicou Giglio, dando a entender que a entrada no mercado colombiano pode ser via Rappi.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!