A última análise da indústria de dinheiro móvel na América Latina e Caribe da GSMA forneceu um resumo detalhado de como os consumidores e empresas da região usaram seus smartphones para realizar transações digitais em 2019. Seria útil estender essas tendências até os dias atuais, especialmente com a pandemia servindo como um acelerador na adoção de dinheiro móvel.

Este relatório é baseado em uma pesquisa anual projetada para capturar informações quantitativas e qualitativas sobre o desempenho dos serviços financeiros móveis em todo o mundo. O número de contas de dinheiro móvel registradas na região da America Latina e Caribe expandiu 2,5% ano a ano para 26 milhões em 2019. Esse aumento é baixo em comparação com a média global de 10,2%, mas isso é devido ao crescimento fenomenal em outros lugares, notavelmente na região da África.

Enquanto os volumes de transações de dinheiro móvel da América Latina e Caribe caíram 24% ano a ano para 601 milhões, o valor combinado dos pagamentos aumentou ligeiramente para US$ 16,5 bilhões (alta de 1,4%), sugerindo que os consumidores estão cada vez mais confiantes em usar seus smartphones para fazer compras mais significativas. As taxas de atividade na região (o número de pessoas que usam suas contas por 90 dias ou mais) também são as mais altas do mundo, com 48%, superando em muito a média global de 35%. Em estreita correlação com a densidade populacional, a maioria das contas registradas (53%) está no continente da América do Sul, com a América Central respondendo por 34% e o Caribe por 13%.

Embora o mercado de dinheiro móvel dessas regiões seja relativamente imaturo em comparação com outras, como África e Ásia, ele está promovendo uma maior inclusão financeira em linhas semelhantes. Isso é particularmente verdadeiro nos países da América Latina e do Caribe, onde grandes segmentos da população não têm banco – aqueles sem histórico de crédito ou que não atendem aos requisitos para abrir contas bancárias ou acessar empréstimos.

Portanto, vemos a penetração do dinheiro móvel mais alta em países como Honduras, Paraguai e Haiti, por exemplo, e simultaneamente menor em países mais ricos, como Brasil e Argentina, que têm PIB per capita mais alto. Mesmo na Argentina comparativamente rica, apenas 49% das pessoas têm contas bancárias, muito abaixo da média global de 68% de acordo com dados do Banco Mundial de 2017, com os números igualmente baixos na Colômbia (46%) e no Equador (51%).

[Subtítulo] Pagamentos em dinheiro ainda dominam

Haviam 31 provedores de dinheiro móvel na América Latina e Caribe em 2015, um número que caiu para 27 em 2018 e permaneceu o mesmo em 2019. Enquanto alguns serviços aumentaram suas operações, outros saíram da corrida devido à pressão competitiva e pouca consciência do usuário final sobre disponibilidade e capacidade do serviço em alguns mercados. Sete desses serviços de dinheiro móvel, espalhados por 15 países, têm mais de 1 milhão de contas registradas, embora a maioria das compras e pagamentos na região ainda sejam baseados em dinheiro.

De cerca de 78,5 milhões de transações circulando com valor monetário no ecossistema de dinheiro móvel durante 2019, 67% envolveram o pagamento à vista e 77% envolveram saques calculados pela GSMA, com pagamentos pessoa a pessoa (P2P) (88%) superando amplamente as transações comerciais (12%). Consequentemente, concluiu a GSMA, mais valor sai do sistema de dinheiro móvel da região do que permanece em circulação, enquanto uma grande parte de seu valor sai em dinheiro e não na forma digital.

Certamente, o mercado de pagamentos da América Latina e Caribe tem sido historicamente mais dependente de transações de ponto de venda (POS) e e-commerce em comparação com outras partes do mundo. Muitos consumidores (até 21% dos compradores do e-commerce) ainda acompanham os processos de check-out online com o pagamento de vouchers em agências bancárias ou lojas de conveniência, por exemplo. Esta situação levou o varejista mexicano OXXO a lançar uma solução que permite aos compradores online comprarem à vista em sua loja local em 2017.

O uso de carteiras eletrônicas digitais (eWallets) na região está crescendo, mas permanecem marcadas variações locais no uso (e nas atitudes) de pagamentos digitais de um país para outro. No Brasil, 13% dos gastos com e-commerce foram financiados por uma carteira móvel em 2017, e 3% dos gastos com POS. Mas os números são baixos em outros países como a Colômbia, onde o uso de carteiras eletrônicas para financiar compras online é insignificante e apenas 1% sustenta as transações de POS.

[subtítulo] Variedade de pagamentos móveis em uso

Os desembolsos de um para muitos ou a granel, predominantemente pagamentos em dinheiro para bens e serviços prestados ou transferências sociais de dinheiro, constituem dois terços do valor total da transação de dinheiro móvel, com pagamentos de contas outros 27%. As empresas de serviços públicos, por exemplo, foram os destinatários de 45% dos pagamentos na pesquisa da GSMA. Ao mesmo tempo, os desembolsos em massa impulsionados por agências governamentais como uma forma de esquema de transferência social de renda representaram um terço do valor total da transação.

No entanto, as remessas internacionais continuam a ser um pequeno subsegmento de atividade (4%) e menos ainda com os pagamentos móveis especificamente (0,13%), embora principalmente porque poucos serviços de dinheiro móvel na região oferecem produtos adequados. A GSMA também observou um aumento na incidência de interoperabilidade de dinheiro móvel entre contas (A2A) na região, principalmente na Bolívia, Peru e México. Uma razão para isso é o alcance dos agentes de dinheiro móvel, representando cerca de 46 por 100.000 da população, maior do que os caixas eletrônicos (44) e agências bancárias (15).

Um terço de todas as transações recebidas na região LatAm durante 2019 foram digitais, um pouco acima da média global (31%). No entanto, o valor dos pagamentos de saída digital era consideravelmente menor, 23% do total (e abaixo da média global de 37%), destacando como o dinheiro frequentemente sai do sistema em espécie.

Do total de pagamentos (recebidos pelo beneficiário), as contas pagas digitalmente representaram 14,2% de todas as transações com many to business (M2B) 4% e pessoa para pessoa (P2P) via redes de dinheiro móvel (vouchers, cupons, tokens etc.) ao invés de Redes GSM 3,4%. Os pagamentos digitais em massa responderam por quase um quarto (23%) das transações pagas em contas Latam (pelo pagador) em 2019, com os pagamentos business to many (B2M) 9%, estimou a GSMA.

Também houve diferenças no tipo de transações de dinheiro móvel conduzidas. Uma grande proporção (39%) constituiu recargas de tempo no ar para pessoas que adicionam crédito às suas contas de celular, por exemplo, embora contribuam com apenas uma fração do valor (1,4%). Em contraste, embora as transferências de dinheiro pessoa a pessoa (P2P) representassem 29,4% do volume da transação, elas valiam 47,4% do valor total, dadas as somas muito maiores que normalmente envolviam. A evidência também sugere que os consumidores da Amércia Latina e Caribe tendem a comprar bens e serviços de menor valor utilizando canais de pagamento móvel, com os pagamentos a comerciantes respondendo por 5,7% do volume de transações, mas apenas 1,8% do valor da transação.

[subtítulo] 2020 traz mudanças induzidas por Coronavirus

O crescimento adicional deve ser impulsionado por várias novas plataformas e parcerias entre provedores de serviços, bancos e especialistas em carteiras eletrônicas no próximo ano, com a GSMA destacando a regulamentação “favorável” como um catalisador para entrada e escala no mercado de consumo e comerciantes. Ela acredita que vários países da América Latina e Caribe poderiam se beneficiar de regulamentações que ajudem a agilizar os processos de integração do usuário, facilitando os requisitos e processos de Conheça seu Cliente (KYC), por exemplo.

Os serviços apoiados pelo governo também podem fazer a diferença à medida que os regimes nacionais trabalham mais para expandir suas economias de comércio eletrônico e expandir ainda mais a inclusão financeira. A adoção de estruturas de banco aberto no México e no Brasil deve encorajar parcerias e maior competição, permitindo o compartilhamento de detalhes de contas entre diferentes provedores de fintechs e nivelando o campo de atuação entre bancos estabelecidos e novos participantes do mercado.

O Banco Central do Brasil lançou hoje seu sistema de pagamento Pix, um sistema que irá confirmar transações online em poucos segundos e deve trazer novos consumidores para a plataforma de pagamentos móveis (embora também possa afastar os assinantes de outros serviços).

E no México, um sistema de transferência eletrônica móvel gratuito baseado em códigos QR de smartphone e NFC apelidado de Cobro Digital ou CoDi (Compra Digital) foi lançado em conjunto pelo Banco Central do México, a Associação Mexicana de Banqueiros (ABM) e a Associação Mexicana de Sociedades Financeiras Populares (AMSOFIPO).

Os aumentos projetados no uso de smartphones também devem ajudar a expandir o ecossistema, com a previsão de penetração da Inteligência GSMA aumentará em 10%, de 69% em 2019 para 79% em 2025. À medida que mais consumidores da América Latina e Caribe usam smartphones, a oportunidade de expandir o valor do dinheiro móvel e as transações aumentam, principalmente para MNOs que podem implantar o faturamento direto da operadora (DCB) para financiar as compras dos consumidores entre os segmentos “sem conta bancária” da população sem acesso a cartões de crédito e débito.

Em outubro de 2019, a Telefónica anunciou uma parceria com a DOCOMO Digital que permitirá que MNOs regionais como Vivo e Movistar acelerem a adoção de DCB para a compra de serviços digitais e de conteúdo. A partir da Movistar Chile, milhões de clientes poderão comprar produtos de comerciantes e lojas de aplicativos com segurança usando seus telefones celulares, com a regulamentação antecipada abrindo caminho para novas oportunidades de pagamento móvel digital em transporte público e emissão de bilhetes eletrônicos.

E embora possa ser muito cedo para definir o impacto total das restrições econômicas introduzidas para combater os efeitos da pandemia do Coronavirus em 2020, parece haver pouca dúvida de que um número maior de consumidores da região se envolverá no comércio eletrônico e adotará métodos de pagamento digital como um alternativa ao dinheiro, como já aconteceu em outras partes do mundo.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!