Em um ano tão desafiador como 2020, se tem uma lição que o período de isolamento social causado pelo novo coronavírus já deixou, sobretudo no campo dos negócios, esta lição é: pulverize a sua comunicação e nunca coloque todos os ovos de sua estratégia de vendas na mesma cesta. O que apesar de já ser algo bem possível antes mesmo da pandemia, ainda não é a realidade vivida pela maioria das empresas.

Pesquisa inédita realizada pela Fortics, que é especialista em comunicação automatizada e soluções omnichannel, revela que mais de 95% da distribuição de mensagens realizadas pelos seus clientes concentram-se no WhatsApp. O que é uma ótima notícia, visto que, segundo dados oficiais, o aplicativo é utilizado por cerca de dois bilhões de pessoas em mais de 180 países.

Para se ter uma ideia da relevância desse segmento, principalmente na era pós-pandemia, ainda segundo pesquisa da Fortics a quantidade de mensagens trocadas em setembro deste ano entre empresas e clientes cresceu 68% na comparação com o mês de janeiro.

Agora imagine se essas empresas aproveitassem esse crescimento no número de trocas de mensagens instantâneas para expandir os seus serviços rumo a canais como Webchat, Telegram, Messenger e Instagram, por exemplo. Com certeza, o alcance do público também teria um aumento.

No mundo hiperconectado em que vivemos, a maneira como uma empresa se comunica com seu público é cada vez mais importante e pode fazer toda a diferença.

Este novo cenário une negócios de diferentes perfis em torno do mesmo desafio: atender às expectativas do consumidor mais exigente de todos os tempos, o consumidor digital.

Como sua empresa tem se preparado para isso? Será que seus clientes estão sendo atendidos como eles esperavam?

Seja como for, sabemos que essa tarefa não é fácil. Afinal, o mundo digital muda a todo momento, e atender às expectativas já não é o bastante. Agora é necessário superá-las.

E para conseguir tal feito, a estratégia mais importante é estar onde seus clientes estão, oferecendo uma comunicação automatizada, que mantenha o lado humano do atendimento e garanta a praticidade tão valorizada em um momento no qual tudo e todos estão sempre conectados.

Praticidade é o que faz do smartphone o dispositivo preferido entre os brasileiros, e faz o WhatsApp ser, mais do que um aplicativo de comunicação popular, o meio que possui a maior taxa de resolutividade entre todos os outros.

Sendo assim, a palavra de ordem é investir, cada vez mais, em conveniência, aderindo não só à automação do próprio WhatsApp, mas de outros canais que possam vir a complementar e aprimorar os serviços prestados.

Aprendamos, portanto, com o passado e presente a nos precaver dos riscos inerentes a uma era de transformação constante, na qual se sairá melhor quem souber se antever a mudanças e diversificar, constantemente, sua atuação em um mercado na qual a comunicação vem rendendo não só grandes discussões, como oportunidades infinitas de crescimento.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!