A Apple anunciou nesta segunda-feira, 14, o lançamento de novos rótulos que detalham sobre as práticas de privacidade de aplicativos para os usuários analisarem antes de baixarem na App Store. A proposta é mostrar quais informações os apps coletam sobre os usuários. A mudança é mais uma camada de privacidade para limitar o rastreamento de anúncios e outras práticas que coletam dados de usuários do iPhone. Para a empresa, a privacidade tornou-se um importante insumo para se distinguir dos outros fabricantes de celulares que usam o sistema Android.
Os rótulos foram anunciados em junho, na conferência com os desenvolvedores, e começaram a ser exigidos na semana passada como parte do processo de revisão para o lançamento ou atualização de aplicativos. Tal como as informações nutricionais em um pacote de alimento, a proposta é que o usuário tenha acesso de maneira rápida a informações sobre diferentes categorias de dados que o app coleta. A novidade ficará logo abaixo do botão de download do aplicativo e a maioria dos apps receberão até três rótulos com base nas informações que os fabricantes enviam à Apple.
Os rótulos serão introduzidos aos poucos, à medida que os desenvolvedores enviam seus aplicativos para aprovação da Apple, e os usuários poderão ver essas informações antes de baixar ou atualizar um app. E, provavelmente, sua implementação acontecerá apenas em 2021. A Apple exigirá divulgação de quando os aplicativos coletam dados de rastreamento de usuários em aplicativos ou sites não relacionados.
Os desenvolvedores poderão oferecer explicações para a coleta de dados, mas os usuários terão que clicar em dois conjuntos de links para vê-la. Os desenvolvedores são responsáveis pela precisão das informações, mas a Apple disse que a conformidade será verificada durante o processo de revisão do aplicativo, auditorias aleatórias e em resposta a reclamações.
Os rótulos são parte de um conjunto mais amplo de mudanças que a Apple lançou este ano para introduzir mais notificações e requisitos de permissão para coleta de dados em seus dispositivos.
Os rótulos que serão inseridos:
- Dados vinculados ao usuário: os desenvolvedores coletam informações vinculadas ao seu dispositivo, conta ou identidade.
- Dados não vinculados ao usuário: os desenvolvedores podem coletar dados, mas afirmam que não vincularão as informações coletadas à sua conta ou identificador de dispositivo.
- Dados usados para rastrear: desenvolvedores podem vincular os dados do usuário coletados do aplicativo a informações de fora do aplicativo, como outros aplicativos ou sites, muitas vezes para veicular anúncios direcionados ou medir a eficácia dos anúncios.
- Nenhum dado coletado: aplicativos que não coletam informações sobre o usuário.
- Nenhuma informação disponível: este rótulo será reservado para aplicativos que não foram atualizados desde a entrada em vigor da nova política. Mas os aplicativos mais populares atualmente em desenvolvimento são atualizados regularmente.
Vale dizer que os aplicativos da Apple também usarão os rótulos de acordo com os mesmos critérios.