Além do ganho de popularidade dos apps financeiros, outro destaque da nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box foi o fato de o Instagram ter superado pela primeira vez o Facebook em presença na tela inicial brasileira, ocupando agora a vice-liderança, tendo ganho seis pontos percentuais em um ano – está na home screen de 45% dos smartphones nacionais.
O Telegram também teve um crescimento significativo de 5 pontos percentuais em um ano, e passou a ocupar a vigésima posição no ranking. O resultado confirma o avanço registrado pelo app nos últimos 12 meses por outra pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, dedicada ao mercado de mensageria móvel.
Por sua vez, o TikTok, que já havia dado um salto seis meses atrás, manteve sua posição no meio do ranking, em 13º lugar, presente na home screen de 8% dos aparelhos. Na comparação com 12 meses atrás, foi o que mais ganhou participação, pois à época sequer aparecia no radar dos mais populares.
A maior queda em um ano foi do Uber, que baixou de 17% para 12%, e caiu de quarta para a sexta posição do ranking. A perda de popularidade é explicada pela pandemia do novo coronavírus: o isolamento social reduziu drasticamente a demanda por corridas.
Uma curiosidade: o aplicativo criado pelo governo federal para o cadastro de beneficiários ao auxílio emergencial e outro dedicado ao FGTS, que haviam entrado no radar na edição de seis meses atrás, desta vez não aparecem mais. No lugar deles surgiu o e-Título, aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que substitui o título de eleitor em papel e serve para justificar a ausência no dia da eleição. Vale lembrar que as entrevistas da pesquisa aconteceram durante o período eleitoral. Provavelmente o e-Título sairá do radar na próxima edição.
Outras estreias nesta edição do radar são as dos apps Among Us, Shopee, Smiles e SnapTube. Este último merece destaque: é a primeira vez que um aplicativo que não é distribuído pelas lojas App Store e Google Play figura no radar.
Para a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps foram entrevistados, entre os dias 6 e 23 de novembro, 2.003 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone. O relatório integral está disponível para download gratuito aqui.