[Atualizado às 14h30 do dia 07/01/2021] A Lotame, empresa de marketing especializada em gerenciamento de dados, busca crescer nos países latino-americanos em 2021. De acordo com Sebastián Yoffe, diretor geral da empresa para América Latina e EUA hispânicos, a região traz um forte potencial de aumento de receita para a empresa puxado pelo aumento de publicidade e digitalização.
“Esperamos crescer em clientes e no tamanho do nosso time. Vemos muito espaço para oferta de tecnologia de ponta para nossos clientes (como agências de publicidade ou clientes diretos neste segmento)”, explicou o diretor, em conversa com Mobile Time. “A América Latina é um mercado em crescimento rápido nos últimos anos. O eMarketer divulgou em outubro que quatro entre dez companhias globais que mais crescem no digital são latino-americanas”, completou Yoffe.
Com Brasil e Argentina liderando seus negócios na região, a companhia ainda não tem escritório local. Contudo, Yoffe afirmou que dependerá do aumento dos negócios para incrementar o time e eventualmente criar uma sede local.
Funcionando em modelo de oferta dos seus produtos de enriquecimento de dados em SaaS, a empresa tem 550 clientes globais, sendo 50 na América Latina.
Ferramentas
Para crescer na América Latina, a Lotame aposta em dois movimentos que começaram a avançar ainda em 2020 e devem ficar mais fortes em 2021: a monetização de dados, em um ambiente sob vigência das leis de proteção de dados (GDPR, CCPA e LGPD); e as mudanças em IDs, com a retirada dos cookies dos navegadores e as mudanças no identificador de dispositivo para publicitários (IDFA) nos dispositivos Apple, que exigirão o consentimento do usuário para a coleta e compartilhamento de dados. Segundo relatório do IAB, somente as duas últimas medidas deverão reduzir em 50% a receita de agências de publicidade e resultarão em uma transferência de até US$ 39 bilhões até 2025 de receita de publicidade da web aberta para empresas como Google, Apple e Facebook, que concentram os dados.
Uma ferramenta que a empresa oferta neste novo ambiente de identificação é o Panorama ID. Lançada em novembro de 2020, essa plataforma acompanha a jornada do cliente sem consultar cookies ou informações diretas dos usuários, protegendo sua privacidade. A solução da empresa cria uma ‘identidade enriquecida’ do usuário através de diversos dispositivos e pedaços de informações da web, de modo que as empresas possam avaliar a eficácia de campanhas e ter uma precisão e contextualização na oferta de anúncios.
Em monetização de dados, a ferramenta da companhia que se destaca é o Data Exchange, marketplace para compra de dados (anonimizados) capaz de determinar com mais precisão qual público a empresa deseja atingir, inclusive em Smart TV e dispositivos móveis.
Atualmente, a Lotame tem 6 bilhões de devices em sua base global para abastecer essas ferramentas com dados.