A Mambo Wi-Fi, uma empresa que oferta gestão de marketing, caminha para um modelo que chama de “Wi-Fi as a Service (WaaS)”. A ideia consiste em oferecer uma série de serviços variados para o consumidor através do portal de acesso a uma rede de Internet sem fio pública. Em conversa com Mobile Time, Katie Pierozzi, CEO da companhia, explica que avançou na criação desse novo modelo de negócios no final do ano passado. Ela inclusive entende o WaaS como uma alternativa aos super-apps.
“Quando estávamos desenvolvendo essa ideia, nós pensamos nisso (WaaS como super apps). Se eventualmente terá app, isso será para o futuro. Mas os serviços no Wi-Fi trazem facilidades para o usuário”, afirmou a executiva. “WaaS é, sim, uma ideia de um super app. Para isso, nós precisamos de desenvolvedores bons. Mas a ideia e o poder comercial às vezes são maiores que a capacidade de produção”, completa.
Pierozzi explicou que a ideia do WaaS é criar “um mundo sem contato” em lugares como metrôs, shoppings, café e restaurantes. Iniciaram este conceito construindo novas soluções com jornada sem contato: “Faço isso com parceiros para integrar essa tecnologia aos clientes. Mas sempre usando o poder de Wi-Fi e Captive Portal, eliminando o QR code, NFC e a necessidade de baixar apps”, explica a CEO.
Em um teste, com restaurantes pelo Wi-Fi, direto pelo Captive Portal (portal de acesso à rede Wi-Fi), o cliente pôde navegar e ver o cardápio do restaurante, escolher o alimento e pagar. Outra solução desenhada foi no pagamento de passagem de metrô/ônibus pelo Captive Portal.
“Vamos potencializar o Wi-Fi com WaaS, não apenas SaaS. Tem uma grande disputa de apps no Brasil, varejistas tentando gerar retorno com grandes gastos, como cashback, descontos, campanhas e navegação gratuita. O Wi-Fi pode abrir um leque dentro desse canal. Queremos usar isso dentro da jornada do cliente”, diz Alexandre Cunha, head de monetização e marketing na Mambo WiFi.
2020 e futuro
A CEO da empresa explica ainda que a companhia cresceu 130% em receita em 2020, porém sem revelar os dados financeiros. Para alcançar esse objetivo fecharam contratos com empresas que não estavam satisfeitas. No modelo SaaS, que responde pela maior parcela do faturamento da Mambo, a cobrança é mensal por pacotes small, medium e large. Para 2021, a companhia segue buscando novos clientes, como redes de restaurantes e lojas, além de provedores de Internet de médio e grande porte.
A Mambo WiFi colaborou para conectar 550 mil usuários em 800 pontos na rede pública sem fio na cidade de São Paulo.