Imagine uma empresa que ninguém quer ver pintada de ouro? Essa é o Serasa (Android, iOS). Todo mundo que recebeu uma cartinha cinza, um e-mail de cobrança, um aviso de um crediário atrasado, sabe o desespero que bate ao ver seu nome “sujo” no mercado.
Ainda assim, o birô de crédito é essencial para o funcionamento da economia doméstica do País e para proteger o consumidor de ataques maliciosos de empresas. É o meu caso.
Recentemente, sofri uma tentativa de ataque inescrupuloso. Uma operadora de saúde que cancelei o contrato por diversas falhas de cobrança (boletos errados, datas erradas, atendimento ruim etc.) me liga a cada seis meses cobrando um valor inexistente e ameaçando acionar meu nome no Serasa. Detalhe, eu não sou mais cliente da empresa há dois anos e meio.
Como mantenho meu histórico financeiro bem estruturado, com datas, dias e valores, verifiquei que paguei todos os boletos. Em dia. Nunca houve um atraso sequer nas contas citadas pela empresa. E, para completar, baixei o app do Serasa e confirmei que tal ameaça não seria capaz de ocorrer, uma vez que não acionaram o birô para fazer a cobrança.
Retornei o contato à empresa com todo histórico financeiro para comprovar que não havia pendências.
Além de me trazer este alívio, o app do Serasa me traz outros benefícios, como:
– Alertar se o CPF foi consultado por uma empresa;
– Checar o score financeiro;
– Ver o motivo da pontuação do score financeiro;
– Procurar por ofertas de crédito, cartão ou empréstimo;
– Negociar dívidas;
– E aderir ao Cadastro Positivo.
Recentemente, o app adicionou uma carteira in-app que permite ao usuário pagar contas e parcelas de acordos de dívidas (caso tenha alguma).
O único ponto negativo do app é que ele tem um link de propaganda via Google Ads na tela de login. Pessoalmente, nunca vi nada do gênero em um aplicativo de finança e não vejo motivo para tal.