A Multilaser planeja para 2021 retomar parte do mercado de feature phones que perdeu em 2020, além de lançar um smartphone 4G na faixa de preço intermediário. Em conversa recente com Mobile Time, Fabiano Favero, gerente de produtos da companhia, explicou que a ordem para este ano é de recuperação.
“Queremos recuperar o business de feature phones, 10% a 15%, igual o ano passado, em um mercado com quase 3 milhões de peças por ano”, disse o executivo. “Além disso, nós somos fortes em smartphone. Temos alguns lançamentos para o final do segundo semestre. Para o público do 4G intermediário, nós temos um lançamento de handset voltado ao público local”, completou.
No portfólio da companhia, Favero explicou que tentará abordar mais o KaiOS nos feature phones em 2021. Ou seja, uma forma de trazer a conectividade 4G para este tipo de dispositivo.
Outra categoria que a companhia aposta em 2021 é o tablet: “Temos o desafio de subir o tíquete médio com tablets mais high-end. Seguiremos com foco no B2B e na educação. Para isso, queremos trazer dispositivos octa-core com melhoria de tela e bateria”, afirmou o gerente da Multilaser.
Vale lembrar que as apostas de expansão de smartphones 4G e melhoria dos tablets também estavam nos planos da companhia no começo de 2020.
2020
Assim como a maioria das empresas do setor, a Multilaser encarou dificuldades ao longo do último ano. Dede maio, a companhia enfrentou falta de peças para abastecer o mercado, mas buscou controlar os estoques para atender as datas festivas no comércio, como dia das mães. Tais problemas foram agravados pela crise do novo coronavírus.
“Nós tivemos dois momentos bem distintos. Somos uma empresa bem conectada com a China. Mas, mesmo assim, desaceleramos no começo. Em abril e maio, o consumidor começou a demandar mais equipamentos e nós buscamos trazer mais volume”, disse. “No geral, o mercado de celulares caiu se comparado com 2019. Mas teve o alto custo que inflou um pouco os preços no ponto de venda. O real desafio foi trazer os componentes”, relatou.
Categorias
Na análise do ano por categoria, Favero afirma que as vendas de smartphones da Multilaser não desaceleraram. Explicou que esses handsets foram os produtos que mais demoraram na retomada. Por outro lado, reconhece que o feature phone está em um momento diferente, em recessão de vendas, mas que deve voltar com o fim do mercado cinza neste segmento.
E o tablet foi o que mais cresceu dentro da categoria mobile da Multilaser. De acordo com o gerente, o equipamento ganhou espaço nos mercados corporativo e governo, em especial na educação. Favero revelou que a companhia venceu 60% dos leilões de oferta de tablet para o setor público em 2020. Além disso, o produto voltou a atrair olhares dos varejistas.