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“Gostamos de ser fábrica de unicórnios, mais do que ser uma fábrica de dinheiro que gera retorno pelo retorno”, diz Silvia Motta, do grupo Movile

A Movile está de olho em oportunidades de aquisições e de desenvolvimento de novas verticais nas áreas de serviços financeiros e logística. As duas estão entre as prioritárias para a nova diretora de estratégia, M&A e novas verticais do grupo Movile, Silvia Motta. Um dos seus papéis é analisar a atuação de cada empresa do grupo e identificar novas oportunidades para elas. Fazem parte do grupo: iFood, MovilePay, PlayKids, Sympla, Zoop e a colombiana Mensajeros Urbanos – a Wavy teve sua venda para a sueca Sinch concluída nesta semana.

“Queremos investir em fintechs. O iFood tem ambições grandes: está dando empréstimos relevantes para restaurantes. Será que conseguimos ser um banco para restaurantes? O que mais podemos fazer para levar serviços financeiros de um modo geral?”, comenta a executiva, em conversa com Mobile Time.

Sobre o segmento de logística, disse: “Temos um investimento no Mensageros Urbanos, que faz logística na Colombia. O próprio iFood é uma empresa de logística, se você pensar bem. Esse é um setor que está mudando muito. Estamos estudando e nos aprofundando para ter uma tese robusta de como podemos atuar em logística, verificando onde temos oportunidades”, acrescenta.

O grupo Movile vai avaliar a possibilidade de fazer aquisições no Brasil e em outros países da América Latina para entrar em novas verticais e fomentar a expansão das suas controladas. “Se depender de mim, teremos várias novidades. Mas montar e comprar empresas é um desafio. Os processos às vezes demoram”, comenta.

Desinvestimento

A venda da Wavy pelo equivalente a R$ 645 milhões (R$ 355 milhões em dinheiro e o restante em ações da Sinch) não representa o início de uma fase de desinvestimentos do grupo Movile, garante Motta.

“Desinvestimento é uma questão de oportunidade. Se faz sentido para o negócio, tudo bem. Mas nosso grupo não trabalha com essa lógica de fundo que investe, pega retorno, desinveste e fica girando ativos. Normalmente gostamos de ficar com os ativos. Somos investidores estratégicos. Gostamos de fazê-los crescer. Gostamos de ser fábrica de unicórnios, mais do que ser uma fábrica de dinheiro que gera retorno pelo retorno. Ou seja, para nós, o desinvestimento não é um fim em si”, explica.

Pandemia

Um dos impactos da pandemia é que o horizonte de planejamento da diretoria de estratégia foi encurtado. “Antes trabalhávamos com um ano e fazíamos revisão em seis meses. Agora olhamos com um horizonte de seis meses. Isso gerou uma agilidade e fez nascer projetos como o game PKXD e o Sympla Play (oferta de cursos em videoaulas dentro da plataforma do Sympla)”, relata.

Mulheres em tecnologia

Motta também está comprometida em atrair mais mulheres para empresas de tecnologia. “Hoje é um mundo muito dominado por homens. O universo de fundadores e executivos c-level é amplamente masculino. Quero trazer mais mulheres para esse ecossistema, tanto de investidores quanto de empreendedores”, diz. “Dentro da Movile vivemos essa questão da diversidade. Nosso CEO é muito a favor disso”, acrescenta.

 

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