| Publicada no Teletime | Uma comparação entre redes 5G em 15 cidades conduzida pela Ookla colocou Seul (Coreia do Sul) e Dubai (Emirados Árabes Unidos) como líderes na tecnologia. Já a Huawei seria a fornecedora de equipamentos de melhor performance, segundo a empresa de medições.

O levantamento ocorreu ao longo do quarto trimestre de 2020 a partir de medições em um mesmo modelo de smartphone (o iPhone 12). Na capital sul-coreana, uma velocidade de download média de 472,2 Mbps foi apontada, com upload de 49,09 Mbps.

A LG U+ foi considerada a operadora 5G mais eficiente no país: sozinha, a empresa ofereceu velocidade de download de 625,03 Mbps.

Já em Dubai, o download ficou em 338,53 Mbps e o upload, em 28,47 Mbps. Riad, na Arábia Saudita (319,25 Mbps de velocidade de download), Sidney, na Austrália (298,82 Mbps) e Helsinque, na Finlândia (238,50 Mbps) também tiveram boas performances.

Pelo outro lado, Nova York teve a penúltima velocidade média de download (97,33 Mbps) entre as 15 praças avaliadas, ficando a frente apenas de Cingapura. No mercado norte-americano, a operadora com melhor desempenho 5G foi a T-Mobile.

Fornecedores

Pelo lado dos fornecedores, a Huawei foi considerada a fornecedora 5G com redes mais rápidas em 11 das 15 cidades avaliadas, segundo a Ookla – incluindo nas três melhores colocadas (Seul, Dubai e Riad).

A Ericsson liderou em três (incluindo Nova York), enquanto em Tóquio, a melhor rede 5G monitorada pela Ookla tinha equipamentos da NEC e da Fujitsu (sendo operada pela NTT Docomo).

A empresa de testagem notou que cada mercado tem adotado uma abordagem própria para a tecnologia, sendo que na Coreia do Sul os resultados “não seriam uma surpresa, dado os relatos de que existem mais de 100 mil estações base 5G” no país. Locais com redes 5G standalone (SA) não foram discriminados no relatório, mas segundo a Ookla, muitos dos mercados têm optado primeiro pela arquitetura non-standalone (NSA), ancorada em um core de rede 4G.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!