Chamadas simultâneas ou Chamadas Por Segundo (CPS)? Se você tem alguma dúvida sobre a diferença entre estas duas métricas do tráfego de voz, agora é a hora de esclarecê-las e dirimir boa parte das interrogações que pairam na sua e na cabeça dos gestores que consideram substituir tecnologias de comunicação tradicionais, como as centrais TDM e analógicas, pelo VoIP (Voice Over IP).

Calls Per Second, ou CPS simplesmente, refere-se a um indicador de tráfego de voz que mede quantas chamadas por segundo uma central VoIP pode processar. Esta métrica diz muito sobre o desempenho dos sistemas de Voz sobre IP, pois o Call Setup (mensagem de iniciação de uma chamada) é o estágio da ligação que efetivamente onera o processamento das centrais Voip, pois é neste momento que a central precisa interpretar todas as informações do assinante de A, assinante de B, modalidade da chamada, entre outros.

Já as “chamadas simultâneas”, ou “sessões simultâneas”, termo também bastante utilizado, diz respeito à capacidade de uma central VoIP de manter um determinado número de chamadas estabelecidas em curso, isto é, onde o originador e o recebedor da chamada estão em conversação.

Portanto, antes de considerar a adoção da tecnologia VoIP, é fundamental que se tenha uma clara compreensão da diferença entre estes KPIs e como isso pode impactar o seu negócio. Por exemplo: uma operação de call center ativo requer centrais VoIP que possuam alta capacidade de processamento de chamadas por segundo, pois geralmente os discadores automáticos disparam uma grande quantidade de chamadas em rajadas, de maneira a sempre manter as posições de atendimento (PA) ocupadas.

Na operação de call center receptivo é o contrário, já que as PAs, neste caso, recebem ligações de usuários que precisam falar sobre problemas relacionados à conta de telefone, por exemplo. Neste tipo de operação, centrais VoIP com alta capacidade de chamadas simultâneas são mais indicadas, pois o tempo de conversão é, em média, até 20 vezes maior que no call center ativo.

Mas antes de considerar a adoção do VoIP e destes novos conceitos de gestão de tráfego, é preciso responder às seguintes questões: os gastos da empresa com TI para manter as linhas telefônicas tradicionais funcionando representa uma parte expressiva dos seus custos? Por que muitas empresas têm trocado o sistema telefônico convencional para um sistema baseado em VoIP? Você está interessado em implantar um sistema de comunicações unificado em nuvem e facilmente escalável? Se você respondeu “sim” a qualquer uma das perguntas acima, então a tecnologia de voz sobre IP é a ideal para a sua empresa.

O que é um tronco SIP?

Você já deve ter ouvido falar de SIP Trunk, SIP Trunking ou ainda tronco SIPmas não sabe exatamente como essa tecnologia funciona e o que é necessário para usá-la. Devido à falta de informação, o resultado é que muitos empreendedores estão perdendo os benefícios proporcionados por esta tecnologia por não saberem realmente como ela funciona.

SIP (Session Initiation Protocol) é protocolo utilizado para sinalização e controle de comunicações multimídia. Ou seja, um tronco SIP não é muito diferente de uma linha telefônica tradicional. A maior diferença é que um tronco SIP elimina a necessidade de um fio físico, permitindo que as empresas façam e recebam ligações usando linhas telefônicas “virtuais” fornecidas por um provedor VoIP.

Você pode usar a sua própria conexão com a Internet para estabelecer o entroncamento SIP com este provedor, ou até mesmo um link privado, caso possua uma operação de missão crítica. O SIP Trunk é, portanto, uma conexão lógica que usa o SIP para trafegar as chamadas da origem até o destino, usando o provedor SIP como meio de transporte. Este provedor transfere as chamadas SIP para a rede PSTN (Public Switches Telephone Network), estabelecendo assim a interoperabilidade entre o sistema legado de telefonia e a rede VoIP.

Os troncos SIP são disponibilizados por um preço acessível, pois oferecem escalabilidade e flexibilidade na sua instalação, uma vez que não demandam grandes investimentos em aparatos físicos. Porém, muito além da economia, o SIP traz vantagens que devem ser consideradas. Listamos, abaixo, os motivos mais atraentes, bem como os benefícios que vão além dos financeiros, para que a sua empresa possa usufruir do SIP Trunking:

  1. Economia, melhoria da gestão de equipe e aumento da produtividade de vendas

Quando se utiliza uma companhia telefônica tradicional, muitas vezes “surgem” cobranças na sua fatura mensal que excedem os custos planejados.

No SIP, as empresas geralmente desfrutam de uma fatura mensal estável e previsível. De fato, a maioria das empresas afirma ter economizado 50% ou mais após a troca.

  1. Mobilidade

Com o SIP, seus funcionários podem sempre se conectar usando seus dispositivos com aplicativos VoIP flexíveis e fáceis de usar que podem ser instalados com segurança. Esse recurso do SIP e do VoIP também oferece às organizações uma maneira segura de manter as comunicações, caso sua linha de Internet fique inoperante.

  1. Consolidações de rede

O entroncamento SIP permite que as organizações construam uma rede de dados que também pode ser utilizada para o tráfego de voz, o que diminui a complexidade de operação e otimiza os custos.

  1. Confiabilidade e maior satisfação dos clientes

Os sistemas telefônicos tradicionais possuem um alto grau de complexidade e problemas podem levar mais tempo do que o necessário para serem resolvidos. Além disso, estas tecnologias estão caindo em desuso, assim como a oferta de mão de obra qualificada. Com a adoção do VoIP, a gestão e operação de rede fica mais simples e resiliente, o que diminui o tempo de reparo de problemas.

  1. Gerenciamento simples e atendimento de mais clientes com a mesma estrutura

Os troncos SIP e os telefones VoIP possuem portais de gerenciamento fáceis de usar para administração no local. Desde o ajuste do roteamento de chamadas, alteração de ramais ou adição de linhas telefônicas completamente sob demanda.

Por que, enfim, adotar o SIP Trunk e as chamadas CPS?

1) Pesquisas de mercado mostram que as empresas podem gastar até 75% do seu orçamento de TI em manutenção e monitoramento convencional.

2) Ao remover linhas de telefone físicas mais antigas, o SIP Trunk permite que as empresas reduzam drasticamente os custos relacionados à manutenção.

3) Além disso, a natureza digital dos troncos SIP permite que as empresas implementem de forma mais flexível sistemas avançados de comunicação, a fim de aproveitar os recursos indispensáveis como presença, mensagens unificadas e mensagens instantâneas.

 

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