[Atualização 19/02/2021 às 15h53] O WhatsApp (Android, iOS) fará a apresentação dos seus novos Termos de Serviços e Políticas de Privacidade por meio de uma notificação que ficará acima da mensagens dos contatos de seus usuários. Ao clicar nessa notificação, o usuário terá as informações mais recentes sobre as mudanças.*
A ideia da companhia é explicar a partir das próximas semanas como e por que serão feitas as alterações, com o usuário podendo ler as informações a qualquer momento.
“Refletimos bastante sobre o que poderíamos fazer melhor e queremos que todos saibam e confiem no nosso compromisso contínuo na defesa do uso da criptografia de ponta a ponta e na proteção da privacidade e da segurança das suas conversas. Assim, começamos a usar o recurso Status para compartilhar nossos princípios e atualizações diretamente no WhatsApp. Esse é o primeiro passo de muitos outros que virão para que possamos nos comunicar com ainda mais clareza com todos”, escreve a empresa em nota oficial publicada em seu blog nesta quinta-feira, 18.
A empresa de mensageria do Facebook aproveitou o anúncio para criticar apps rivais, sem citar nomes. Na nota, o WhatsApp diz que “entende que algumas pessoas podem querer testar os serviços oferecidos por outros aplicativos de mensagens”, em especial pelo fato de alguns deles dizerem que não leem as conversas de seus usuários. E prossegue: “É importante lembrar que se um aplicativo não oferece criptografia de ponta a ponta por padrão, isso significa que ele pode ter acesso ao conteúdo das suas mensagens”.
Em outro trecho, comenta que alguns concorrentes falam que são melhores porque têm acesso a ainda menos dados do que o WhatsApp: “As pessoas estão buscando um aplicativo que seja seguro e confiável, mesmo que para isso seja necessário que o WhatsApp tenha acesso a dados limitados”.
Vale lembrar, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box observou uma queda de 95% para 86% nos usuários que abrem o WhatsApp todo dia no Brasil. Além disso, a App Annie notou uma queda em downloads do WhatsApp e a escalada nas instalações de Telegram e Signal no País.
Entenda
O Facebook faria a alteração nos termos do WhatsApp no último dia 8 de fevereiro. Mas após receber críticas e uma sangria em sua base de usuários, a companhia adiou para o próximo dia 15 de maio. Um dos trechos mais críticos à mudança é troca de dados de transações financeiras, um arcabouço para a chegada do ecossistema de pagamento do Facebook Pay. Nela, a empresa diz que, caso o usuário utilize serviços de pagamento dentro do WhatsApp, serviços de compra ou outras transações financeiras, o app de mensageria trata esses dados adicionais, como a conta para pagamento e os dados da transação. Para a companhia, a alteração é chave para manter a plataforma crescendo e atendendo necessidades de pessoas e empresas.
“Alguns recursos de compra e venda (do WhatsApp) são integrados ao Facebook para que as empresas possam gerenciar seus estoques em diversos aplicativos. Exibimos mais informações diretamente nas conversas do WhatsApp com essas empresas para que as pessoas possam escolher continuar a conversa ou não”, diz trecho da nota. Tal mudança gerou preocupação entre especialistas e usuários.
Retificação
Ao contrário da publicação “WhatsApp vai apresentar novos termos de serviço através do Status” feita em 18/02/2021 às 21h13, a empresa explicou ao Mobile Time que a comunicação não será feita pelo Status neste momento, mas por meio de uma notificação que ficará acima das mensagens dos contatos dos usuários.