A mineira CM Tecnologia desenvolve soluções na área de medicina como ferramentas para agendamento online de consultas e confirmação de presença automática por meio de e-mail, SMS ou WhatsApp. A empresa foi fundada em 2012 e, atualmente, dispõe de soluções que visam transformar a experiência do paciente em ambientes como hospitais, clínicas e laboratórios, por meio de uma integração com ERPs. Entre seus clientes estão hospitais da Rede D’Or, Hospital 9 de Julho, Samaritano (de São Paulo), Mafra, Memed e Hospital das Clínicas, entre outros. A empresa está presente em 2 mil unidades de saúde e impacta 24 milhões de pacientes com suas tecnologias.
A CM também faz a integração de serviços de mais de 30 healthtechs em clínicas, hospitais e laboratórios. “Integro outros players porque vimos que existe uma demanda muito grande por conectividade. E como conector da saúde, pegamos os dados do prontuário e mandamos para dentro do ERP. O mercado de saúde não conversa entre si, não tem inteligência de dados. Estamos servindo como uma ponte e grande conector da saúde”, resume Fernando Soares, fundador e CEO da CM Tecnologia, em conversa com Mobile Time.
Pandemia e 2021
O ano de 2020 foi, como Soares explicou, um “mixed feelings”. No início do isolamento social, em março e abril, a empresa registrou queda de 50% na receita. Isso porque seu modelo de negócios é baseado em Software as a Service (SaaS): os clientes pagam por volumetria de uso. Porém, a partir de maio e junho, a empresa começou a crescer 10% ao mês, como no período pré-pandemia. “Retomamos o crescimento mais intensamente porque os gestores de hospitais, clínicas e laboratórios viram a importância do atendimento digital e a necessidade de conectividade para ferramentas como telemedicina e prescrição digital”, diz o CEO. No terceiro trimestre de 2020, a CM voltou a crescer 15% mês a mês e batem recordes de faturamento a cada mês. “A pandemia acabou acelerando o segmento de saúde”, resume.
A perspectiva para 2021 é de mais crescimento. Só no primeiro trimestre deste ano a empresa bate recordes de faturamento a cada mês. Como meta, a CM pretende estar presente em 3,5 mil unidades de saúde e dobrar o seu impacto, indo de 24 milhões de pessoas para 48-50 milhões de pacientes.
LGPD
Soares explica que as soluções da empresa estão em conformidade com todos os parâmetros da Lei Geral de Proteção de Dados. “Somos um gateway e não mantemos os dados em um banco de dados nosso, mas levamos a informação de um ponto ao outro. E como são dados sensíveis, mesmo antes da entrada em vigor da LGPD já estávamos em conformidade”, explica. A CM Tecnologia conta com o CSIO que responde também como DPO interno da empresa.