O setor de telecomunicações foi o campeão de demandas de consumidores em 2020 nas plataformas oficiais do governo, com 18,3% das solicitações. Já telefonia celular levou um outro prêmio: o assunto com mais reclamações do ano, com 12,5% das queixas. Em compensação, as operadoras de telefonia aparecem com os índices mais altos de solução nos Procons: 88%. Estes são alguns dos resultados do boletim “Consumidor em Números 2020”, lançado na segunda-feira, 15, pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) monitorou diversos mercados durante o ano passado e aponta que as plataformas geridas pelo governo federal registraram mais de 3 milhões de reclamações em todo o País.

A publicação anual reúne os dados cadastrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), utilizado por Procons em todo o País, e da plataforma consumidor.gov.br, administrada pela Senacon.

O documento afirma que mais de 1 milhão de reclamações registradas no portal consumidor.gov.br no ano passado tiveram atendimento no prazo médio de até oito dias. Cerca de 78% das demandas foram solucionadas. Já os Procons integrados ao Sindec realizaram mais de 2 milhões de atendimentos em 2020, com índice médio de solução também de 78%.

Na comparação entre 2019 e 2020, os segmentos que mais tiveram variação da quantidade de reclamação de um ano para o outro foram viagens, turismo e hospedagem, com crescimento de 427,8%, seguido por água e saneamento (280,2%) e energia elétrica (249,2%).

 

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