Em outro campo de batalha para sua empresa, o CEO e cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que as mudanças nas regras de privacidade da Apple não afetarão a companhia. Em uma live no Clubhouse organizada pela newsletter de Josh Constine na última quinta-feira, 18, o executivo disse que está “confiante em gerenciar essa situação” e que sua empresa “sairá mais forte da disputa”.
Em sua visão, os comerciantes serão encorajados a adquirir mais produtos do Facebook diretamente.
Em 2020, a anunciada alteração nas políticas de privacidade da Apple não permitiria mais ao Facebook o acesso ao ID único dos dispositivos (IDFA) a partir do iOS 14. Na época, Zuckerberg disse que isso poderia causar uma redução pela metade nos lucros em sua plataforma de publicidade móvel, o Audience Network.
Agora, o CEO muda o tom do discurso.
Modelo de cobrança
Por outro lado, a sala que também contou com o CEO do Spotify, Daniel Ek, teve os dois executivos criticando a Apple pelo seu modelo de cobrança aos desenvolvedores que colocam seus apps na App Store. Ek disse que a taxa de 30% na receita é “muito danosa” não apenas para sua empresa, mas para todo o ecossistema de desenvolvedores e criadores de apps.
Na conversa, Zuckerberg lembrou da plataforma de streaming de games, Stars, que , segundo ele, a Apple recebe “uma parte muito maior” que qualquer percentual tirado pelo Facebook desses criadores estão recebendo. O CEO ainda criticou a Apple por demorar em cortar a taxa de 30% dos pequenos comerciantes durante a crise do novo coronavírus.