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O relatório da AppsFlyer divulgado nesta quarta-feira, 24, revela uma queda de 20% em campanhas publicitárias para instalações de apps no segundo semestre de 2020, ante os seis meses anteriores. De acordo com o documento, isso acontece porque 40% mais usuários ativaram o Limited Ad Tracking – que limita o rastreamento de anúncios no iOS – e pelo fato de grandes empresas fazerem mais estratégias agressivas de marketing, suprimindo as campanhas de apps menores.

Como resultado, o custo por instalação (CPI) subiu 30%. Por outro lado, no Android houve um crescimento de 6% em instalações não orgânicas e o aumento do CPI foi de 10%. O estudo da AppsFlyer é baseado em 580 fontes de mídia, como Google e Facebook Ads, 29 bilhões de instalações e 16 mil aplicativos.

Apple x mundo

Chamado de AppTrackingTransparency (ATT), a medida da Apple foi anunciada em 2020 e trouxe furor ao mercado de publicidade digital. Na prática, as empresas não poderiam rastrear os dados do usuário (IDFA) a partir do iOS 14. Pelo lado da AppsFlyer, a companhia espera “um impacto significativo sobre o ecossistema dos aplicativos mobile” que será apresentado no próximo relatório.

Essa medida afeta empresas que oferecem campanhas de mídia baseadas em dados dos usuários iOS, como o Facebook. Principal crítico da medida, Mark Zuckerberg afirmou, inicialmente, que a ação cortaria pela metade os lucros com campanhas em sua plataforma de publicidade. Mas o CEO da empresa, recuou da crítica e disse que a medida tornará forte suas plataformas.

Google ganha terreno no mercado de mídia

Com os primeiros impactos das mudanças da Apple, a plataforma de publicidade do Facebook perdeu espaço para o Google. De acordo com o estudo, o Facebook caiu 10% no índice de instalações inorgânicas, enquanto que o Google subiu 15% no segundo trimestre de 2020. Por outro lado, o Facebook continua forte em qualidade de retenção, uma vez que obteve porcentagem 16% superior ao rival.

Em jogos, o destaque foi a Unity Ads, da Epic Games, que passou IronSource e AppLovin. A companhia obteve aumento de 10% em retenção e campanhas de instalação de apps, a maioria obtida no Android. Ou seja, a Unity começa a se tornar uma grande ameaça ao duopólio Google-Facebook, na visão da AppsFlyer.

 

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