Huawei

O presidente rotativo da Huawei durante apresentação do relatório anual da empresa

A receita da Huawei chegou a US$ 136,7 bilhões em 2020, um aumento de 3,8% na comparação com 2019. O lucro líquido teve um incremento de 3,2% ao atingir a marca de US$ 9,92 bilhões. Porém, o lucro operacional registrou queda de 6,85%, para US$ 11,12 bilhões no ano passado. O relatório anual foi auditado pela KPMG.

Apesar de uma leve melhora na receita, a Huawei registrou crescimento em 2020 apenas na China. Seu principal mercado registrou incremento de 15,4% e, hoje, representa 65,6% da receita da empresa. Nas outras regiões onde atua, houve quedas significativas.

Em EMEA (Europa, Oriente Médio e África), que significa 20,3% da receita global da companhia, houve declínio de 12,2%. Na Ásia Pacífico, a chinesa teve redução de 8,7% na receita. A região equivale a 8,7% de sua receita mundial. E, nas Américas, com a queda de braço entre a Huawei e os Estados Unidos, que impuseram sanções duras à companhia desde 2018, a redução foi ainda foi maior: 24,5%. O continente americano representa 4,4% da receita mundial da Huawei.

Ao dividir pelos três segmentos da empresa, a vertical voltada para empresas registrou aumento de 23%. Já Carrier Business manteve-se estável, com leve incremento de 0,2%. E, por fim, os produtos voltados para os consumidores finais tiveram crescimento de 3,3%.

“Durante o ano passado, nos mantivemos firmes face à adversidade. Continuamos inovando para criar valor para nossos clientes, para ajudar a combater a pandemia e apoiar a recuperação econômica e o progresso social em todo o mundo. Também aproveitamos esta oportunidade para aprimorar ainda mais nossas operações, levando a um desempenho que estava amplamente em linha com o previsto”, disse Ken Hu, presidente rotativo da Huawei durante o evento de apresentação do balanço financeiro nesta quarta-feira, 31.

Outros números

Ao todo, a empresa chinesa possui 1,5 mil redes operando com sua infraestrutura em mais de 170 países e regiões. E, em 2020, avançou em mais de 3 mil projetos de inovação de 5G em mais de 20 setores, como mineração de carvão, produção de aço, portos e manufatura.

O ecossistema voltado para desenvolvedores de aplicativos para o sistema operacional HarmonyOS, o Huawei Mobile Services (HMS), possui 2,3 milhões de desenvolvedores cadastrados. Mais de 120 mil apps em todo o mundo foram integrados ao HMS Core.

Entre outros dados apresentados no balanço financeiro da empresa, está a solução RuralStar, que forneceu, até então, serviços de Internet para mais de 50 milhões de pessoas que vivem em áreas remotas em mais de 60 países e regiões.

Com relação à Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), a Huawei aprofundou a cooperação com mais de 600 marcas de eletrodomésticos convencionais baseadas na plataforma HiLink. A plataforma já cobriu mais de 3 mil produtos e atendeu a mais de 50 milhões de usuários.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!