Será lançado nesta quarta-feira, 7, o primeiro serviço de telefonia celular gratuito do Brasil. Trata-se da Veek Freemium, nova oferta da operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) Veek. Seus assinantes terão direito a 1 GB de dados por mês, ligações ilimitadas e um pacote de SMS em troca de publicidade.
“Nossa ideia é tirar o peso da conta de telecom do brasileiro. Se ele está sem dinheiro, não precisa ficar sem conexão”, diz Alberto Blanco, CEO da Veek, em conversa com Mobile Time. “Hoje há entre 50 e 60 milhões de pré-pagos com saldo zero nas plataformas das operadoras. É esse cara que eu quero como usuário da Veek Freemium”, completa.
Os planos da MNVO são ambiciosos. Até o fim do ano, a expectativa é ter 80 mil assinantes. Mas para a operação ser lucrativa com publicidade será necessário ter alguns milhões de clientes, reconhece Blanco. Esta é a meta da companhia a longo prazo. “Queremos ser o quarto player de telecom no Brasil”, afirma o executivo.
Como vai funcionar
Para ser um usuário da Veek Freemium, o primeiro passo é baixar o app da MVNO (Android, iOS) e encomendar um chip, que é enviado para a sua residência. É cobrada uma taxa única de ativação, no valor de R$ 50, que servirá para a companhia arcar com Fistel e outros custos iniciais. Por essa taxa, o chip é ativado e o usuário recebe 4 GB de acesso à Internet e ligações ilimitadas. Depois disso, o cliente passará a ganhar para sempre, sem nenhum custo adicional, 1 GB por mês. Em troca, porém, precisará assistir a um vídeo publicitário dentro do aplicativo a cada 60 minutos para liberar o acesso ao serviço. Se o tempo acabar no meio de uma chamada, esta não será interrompida. Tampouco haverá bloqueio para o recebimento de ligações.
Se o cliente precisar de mais Internet ou não quiser assistir a vídeos publicitários, pode a qualquer momento adquirir Gigacoins, que é como a Veek chama o Gigabytes que vende através do seu app, com pagamento por cartão de crédito. Os pacotes variam de 2 GB por R$ 25 até 16 GB por R$ 90.
Os primeiros vídeos publicitários exibidos para os assinantes serão de uma campanha da própria Veek, mas a empresa já negocia com anunciantes externos. Para atraí-los, a Veek pretende enriquecer o banco de dados sobre seus clientes através de pesquisas dentro do app, em troca de mais Gigacoins. Quanto mais informações tiver sobre sua base de usuários, mais assertivas poderão ser as campanhas publicitárias. A MVNO também permitirá a criação de desafios diários bancados por anunciantes para que usuários realizem determinadas tarefas em troca de mais Internet.
A Veek tem planos de lançar no segundo semestre um marketplace para produtos de telecom dentro do seu app. Será mais uma fonte de receita para ajudar a companhia a bancar seu modelo de negócios de serviço gratuito.
Credenciada X autorizada
A Veek nasceu em 2018 como uma MVNO com contratação 100% digital. Originalmente esteve conectada à plataforma da Surf Telecom, mas depois trocou para a Americanet, que também é uma agregadora de MVNOs integrada à rede da TIM.
A Veek é uma MVNO credenciada. Questionado se faria sentido continuar como credenciada se for bem sucedido em seu plano de atingir milhões de clientes, Blanco explicou que sim, desde que seu parceiro acompanhe seu crescimento com uma oferta que seja financeiramente adequada.
Vale lembrar que a Veek é um dos quatro membros fundadores da recém-criada Associação Brasileira de Operadoras Móveis Virtuais (Abratual), junto com Dry Company, Fluke e MaisVirtual.