O Magalu (Android, iOS) confirmou a aquisição do Jovem Nerd (Android, iOS) e de suas propriedades intelectuais nesta quarta-feira, 14. De acordo com Eduardo Galanternick, vice-presidente de negócios da varejista, o contexto por trás da operação é manter a sequência de compras de produtores de conteúdo, de modo que incremente o app e seu inventário de mídia do Magalu Ads.
“Queremos unir os vendedores aos conteúdos qualificados. Por isso, vamos levar parte do material do Jovem Nerd para o nosso app e com isso torná-lo mais relevante para o consumidor”, disse o VP do Magalu, ao lembrar que a empresa comprou recentemente os sites Stay The Look e Canaltech, além da plataforma de publicidade da Incognia (ex-InLoco).
“Esse conteúdo deixa o nosso superapp mais relevante e pode reverter em compras. E eles (Jovem Nerd) são uma marca forte, os melhores garotos propaganda que existem hoje”, completou o executivo.
Pelo lado da empresa adquirida, os fundadores Alexandre Ottoni e Deive Pazos explicam que a operação permitirá “uma integração inteligente” entre Magalu e sua empresa. Não apenas em geração de conteúdo para o marketplace, mas também em melhoria no seu próprio aplicativo.
“Teremos conteúdo no super app (Magalu) e o nosso app continuará existindo. Inclusive, vamos trabalhar os calos que ele tem. Queremos usar a base do LuizaLabs para fazer um produto ainda melhor para a difusão de conteúdo aos nossos usuários”, revelou Ottoni, durante coletiva com a imprensa nesta quarta-feira.
“Começamos (a criar conteúdo em áudio) em 2006. Nós queremos trazer essa expertise ao Magalu. Podemos criar uma comunicação entre o Magalu e o sellers do marketplace. Podemos gravar programas, conversar com sellers e dar dicas voltadas para as necessidades do Magalu. Podemos ter projetos com o LuizaLabs. Temos projetos para mais de uma década”, revelou Pazos.
Dividir para conquistar
Galanternick visualiza ainda o uso do Jovem Nerd para aumentar sua oferta de mídia, seja por meio de conteúdo pago de mídia (branded content, no jargão publicitário) ou integrações dos vendedores com o kit de mídia do canal: “A receita de publicidade é um ponto específico. É uma empresa que sobreviveu 19 anos, nunca teve investidor. Nós acreditamos nesse potencial de receita e publicidade que o Jovem Nerd tem. Das produções de propriedades intelectuais, nós imaginamos livros, HQs, jogos, action figures. Através da nossa plataforma vamos viabilizar a distribuição desses produtos”.
Com a aquisição, o executivo do Magalu explica que a varejista assumirá a parte administrativa do Jovem Nerd, embora a companhia siga independente do varejista. Galanternick explicou que esse modelo é similar às outras 21 compras feitas pelo Magalu nos últimos dois anos.
Em contrapartida, os fundadores do Jovem Nerd focarão mais na produção de conteúdo e propriedade intelectual, como action figures, jogos e livros do universo de cultura pop: “Só o fato de não precisarmos mais aprovar pagamentos e contratos, isso traz um ganho de produtividade de 60% para nós. Agora estamos 100% focados em criação. Com certeza, nossas equipes vão se beneficiar disso (gestão do Magalu). Mas será aos poucos essa integração”, explicou Pazos.
Histórico
Criado 14 de abril de 2002 como site, ou seja, 19 anos atrás, o Jovem Nerd possui marcas de sucesso na web que veicula em podcasts e vídeos no YouTube, vide Nerdcast, NerdOffice, NerdTech, NerdCash e Nerdologia. O canal do YouTube possui mais de 5 milhões de assinantes e o podcast registrou 1 bilhão de downloads históricos em 2019, grande parte obtida pelo seu app. Recentemente, o grupo de mídia registrou o maior financiamento coletivo da América Latina com R$ 8,5 milhões com 20 mil pessoas para ofertar conteúdos exclusivos baseados na série mais recente de podcasts de RPG.
Os valores da aquisição com o Magalu não foram revelados. Mas, em vídeo publicado no canal do Jovem Nerd no YouTube, os fundadores confirmaram que tornaram-se sócios do marketplace. Com essa informação, entende-se que parte do capital investido na compra foi com ações da varejista.