Adquirido pelo Magalu nesta quarta-feira, 14, o Jovem Nerd (Android, iOS) é um verdadeiro canhão midiático. Sua força está na criação de propriedades intelectuais e geração de conteúdo de qualidade. Tal força fez com que empresa, iniciada 19 anos atrás por Alexandre Ottoni e Deive Pazos, atraia uma das principais varejista do País.
Contudo, a companhia comprada tem diversas tarefas no horizonte. Durante a coletiva que confirmou a transação nesta quarta-feira, Ottoni disse ao Mobile Time que existem “calos” em seu aplicativo que precisam ser resolvidos. Problemas que não eram endereçados, pois a companhia tinha uma operação enxuta e grande parte das decisões ficam nas mãos dos dois fundadores.
Um dos problemas é a falta de novidades no app. Desde a criação da marca NerdBunker para sua redação, o app não recebeu nenhuma grande funcionalidade. Além disso, os artigos e design (botões por exemplo) precisam ganhar uma face mais ‘mobile’ e ‘responsivo’. Em um eventual update, os vídeos do YouTube podem rodar direto no aplicativo.
Um modo de contraste ou modo noturno pode ser adicionado. Assim como opção de qualidade de download dos áudios dos podcasts. Utilizar com mais frequência soluções imagéticas e de interação com o usuário no podcast também é um bom caminho, uma vez que o Anchor – sistema de publicação de podcast – vem liberando essas funções.
Os sócios também explicaram que os filtros das buscas de notícias, vídeos e podcasts devem ser aperfeiçoados.
Mais futuramente, uma versão PWA ou webapp pode ser interessante para alcançar usuários que não tenham o aplicativo. É possível usar o conhecimento da equipe do Magalu Labs, como disseram na coletiva. Em especial pelo fato que a estratégia do Magalu na compra passa pela integração do conteúdo criado por Jovem Nerd para o aplicativo da varejista.
Resumo
O aplicativo é uma ótima forma para o usuário “nerd” e de cultura pop se atualizar com notícias, ganhar conhecimento dos vídeos e podcasts e se divertir com os conteúdos. No entanto, o app precisa ter mais fluidez no uso e necessita de uma urgente modernização. De modo que reverta esse canhão de mídia, tão forte no YouTube e podcasts, para um cenário de mobile-first.
Reforço que o podcast é a mídia mais consumida pelo Jovem Nerd. E, vale dizer que 92% dos usuários escutam podcast por smartphones, segundo pesquisa da AbPod de 2018/2019. Além disso, o relatório do IBGE divulgado nesta quarta-feira, revela que a penetração de Internet no Brasil é mais forte por celular.