O aplicativo de apostas Wanna (Android, iOS) chegou recentemente ao mercado brasileiro. Com o futebol como frente, a empresa pretende expandir suas operações para outros países da América Latina a partir da Copa América, que está agendada para começar em junho deste ano.
Embora seja uma empresa com sede nos Estados Unidos, Carson Coffman, CEO e fundador do Wanna, explicou que preferiu começar pelo consumidor latino-americano devido à cultura propícia ao esporte e com “provocações” (do inglês, thrash talk) mais leves entre os usuários.
“Estamos construindo uma experiência leve para aqueles que amam os esportes e para apreciadores de apostas. Um espaço saudável para os usuários discutirem”, disse Coffman, em conversa com Mobile Time. “É algo novo, um conceito novo. Queremos levar as apostas para o século 21”, completou.
Como funciona
Em sua concepção, Coffman explica que o Wanna surge como “um meio” para amigos fazerem entre si apostas fechadas. Ou fazerem apostas com outras pessoas online na web, apostas abertas, desafios propostos pelo app ou apostas ao vivo. Ou seja, algo que acontece “na mesa do bar”, como afirmou o CEO.
O app ainda tem modelos diferentes de apostas que podem ser feitas pelo usuário:
– Spread: dá a oportunidade para que pessoas ganhem mesmo com o time perdendo, como definir se o azarão perderá do favorito por um valor menor;
– Over: número de gols dos dois times será maior que a prévia; ou Under: número de gols será menor que a prévia.
O aplicativo conta com uma moeda virtual interna, o Wanna Buck, cujo valor equivale a 1 euro. Os usuários a compram para fazer as apostas e a moeda fica em uma carteira dentro do app. O dinheiro pode ser inserido por boleto, transferência bancária, Pix ou por meio da carteira InovaPay.
Além de futebol, que possui nove ligas entre latino-americanas, chinesa e europeias, também há espaço para apostas na NBA.
Próximos passos
No futuro, o app terá a adição de outros esportes, como futebol americano (esporte que Coffman foi jogador profissional), e-Sports, automobilismo, corrida de cavalos, MMA e até eventos mais aleatórios, como reality shows e debates políticos. E, em breve, os usuários poderão, inclusive, apostar drinks entre si.
O executivo explica ainda que o ambiente tenta ser o mais saudável e transparente possível, inclusive trabalha com apostadores profissionais para ensinar os usuários a fazer apostas sem exageros.
Chama a atenção que Wanna nasce com um viés de aposta social. Inspirado naquele tipo de disputa entre amigos (como doação de cesta básica por parte do perdedor), a empresa oferecerá o Wanna Cup, modalidade que existe com celebridades em equipes com fãs.