O opt-in de usuários do iOS para liberar os aplicativos que podem coletar seus dados está próximo dos 41%. O dado é de um estudo da AppsFlyer com a MMA feito com 300 aplicativos com ao menos 2 mil dispositivos em sua base. Feito em março deste ano com 13 milhões de ações (ou seja, opt-in e opt-out), o estudo avalia os impactos das mudanças da Apple na coleta de informações para publicidade por parte dos apps, a partir do iOS 14.
Embora a companhia diga que os dados não representam o todo do mercado de marketing mobile, a avaliação é que há um bom aceite dos usuários ante as alterações impostas pela Apple. Antes, o segmento esperava um opt-in menor que os 41%, entre 2% e 20%. Se considerar apenas os aplicativos que dariam validade estatística, a aprovação dos usuários seria de 28%.
Por categoria, o opt-in no total foi mais aceito em aplicativos de utilities (45%) e teve pouca aceitação em jogos de cassino, da categoria social games (21%). Na representatividade estatística do mercado, utilities segue na liderança com 39% e games mais robustos (hardcore) têm a pior colocação, com 19%.