Spotify

Spotify apresenta o serviço de monetização aos podcasters. Imagem: divulgação

O Spotify (AndroidiOS) lançou nesta terça-feira, 27, o seu serviço de assinatura de podcasts. O serviço foi apresentado como beta em fevereiro deste ano, junto a uma série de novidades do streaming, inclusive o podcast exclusivo com o ex-presidente dos EUA Barack Obama e o cantor Bruce Springsteen.

A Apple, durante o lançamento dos novos iPads Pro e Macs na última semana, também apresentou seu serviço de assinatura para criadores do conteúdo do Apple Podcasts. Ou seja, a solução de monetização da rival acelerou o Spotify e acirrou ainda mais a disputa entre as duas companhias.

O campo de batalha inicial das duas companhias no podcast é os Estados Unidos, mas, uma vez fincados os pés naquele território, as empresas devem expandir para outros mercados no futuro.

Monetização

s4a Success Blog 1280x700 A 8

Sistema de assinatura é traçado pelo Anchor

No Spotify, o serviço permite aos criadores de conteúdo cobrarem US$ 3, US$ 5 ou US$ 8 por mês de seus ouvintes. Em contrapartida, os assinantes acessarão conteúdos exclusivos, em qualquer reprodutor de áudio de sua escolha, além de apoiar os seus podcasters favoritos.

Novamente, a solução de monetização chega e pode ser administrada apenas para usuários dos EUA e para podcasts cadastrados no Anchor, a plataforma de gestão e publicação de áudios do Spotify. A expansão internacional deve acontecer nos próximos meses, segundo a companhia.

Até 2023, os criadores de conteúdo não terão percentual da receita de assinatura recolhido pelo Spotify. A partir de 2023, a companhia reterá 5% do fee por acesso, um valor menor ante os 30% que a Apple retira dos associados do Apple Podcasts.

Apple x Spotify

Atualmente, o Spotify é testemunha de uma série de disputas por práticas anticompetitivas na política de preços da Apple aos produtores de conteúdo e desenvolvedores de apps. A primeira disputa deu-se como uma investigação da Comissão da Europa em 2019. Depois, o streaming sueco apoiou abertamente a Epic Games na disputa com App Store em meados de 2020. E, na última semana, acusou a empresa de Cupertino de abusar de sua condição de guardiã do marketplace de apps em audiência no Senado norte-americano.

Em contrapartida, a Apple disse que o Spotify paga taxa equivalente a menos de 1% da sua base de assinantes. Esse fato foi revelado logo após a primeira denúncia do seu rival junto ao regulador europeu.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!