O mercado mundial de smartphones aumentou 27% no primeiro trimestre de 2021, informa a Canalys. As remessas mundiais de celulares ao varejo somaram 347 milhões de unidades.
A Samsung ficou em primeiro lugar, vendendo 76,5 milhões de unidades, com ter 22% de fatia de mercado. A Apple comercializou 52,4 milhões de iPhones, com market share de 15%. Seu iPhone 12 Mini vendeu abaixo das expectativas, mas a força de outros modelos do iPhone 12 e a demanda pelo antigo iPhone 11 ajudaram a companhia.
A Xiaomi, em terceiro lugar, com 14% de participação de mercado – e bem próxima da Apple –, registrou seu melhor desempenho de todos os tempos em um único trimestre, crescendo 62% e enviando 49 milhões de unidades ao varejo. Oppo e Vivo completaram os cinco primeiros do ranking, com 37,6 milhões de unidades e 36 milhões, respectivamente.
A Huawei, que não possui mais a marca Honor, está agora em sétimo lugar, com 18,6 milhões de unidades e culpa as sanções norte-americanas pela queda brusca no ranking.
Dias atrás, a empresa de análise de mercado Strategy Analytics também registrou um aumento significativo nas vendas ao mercado mundial de smartphones, o maior em seis anos. Porém, em seu relatório, a companhia nem chegou a citar a Huawei.
Para o gerente de pesquisa da Canalys, Bem Stanton, a briga não será exatamente entre Apple e Xiaomi pelo segundo lugar, mas entre a chinesa e suas outras compatriotas pela terceira posição. Oppo e vivo têm força na faixa intermediária em muitas regiões. O pesquisador também aponta a volta da marca Honor, que fechou acordos com empresas da cadeia de suprimentos e agora está assinando com distribuidoras para entrar novamente em diversos países no segundo semestre de 2021.
LG e preocupações do mercado
O anúncio do fim da produção de smartphones da LG pode ser uma oportunidade para empresas como Motorola, TCL, Nokia e ZTE, todas elas presentes nas Américas, mercado que respondia por 80% das vendas da sul-coreana. A analista da Canalys Sanyam Chaurasia reforça que essas fabricantes podem se destacar em especial em dispositivos nas faixas de preço abaixo de US$ 200.
Segundo a Canalys, o fornecimento de componentes essenciais, como chipsets, é a atual grande preocupação do mercado para os próximos trimestres, deixando a pandemia do novo coronavírus para trás.
Enquanto a escassez de componentes persistir, isso concederá às empresas maiores uma vantagem única, pois as marcas globais têm mais poder de negociação com fornecedores. Isso vai colocar mais pressão sobre as marcas menores e pode forçar outros a seguirem a LG.