A plataforma de streaming Disney+ (Android, iOS) terminou o primeiro trimestre de 2021 com 103,5 milhões de assinantes globais, um aumento de 210% ante 33 milhões do mesmo período um ano antes. De acordo com dados divulgados na tarde desta quinta-feira, 13, a companhia registrou uma redução de 29% na receita média por usuário (ARPU) mensal do Disney+, de US$ 5,6 para US$ 4.
No começo de março deste ano, a companhia informou que chegou 100 milhões de usuários. Ou seja, a Disney+ adicionou 3 milhões de usuários em um mês ao serviço de vídeo. Inclui-se na soma a recente expansão do streaming para a Índia.
Em termos de receita, a divisão que o Disney+ está inserida – direct-to-consumer – registrou 60% de aumento na comparação ano a ano, de US$ 2,5 bilhões para US$ 4 bilhões. Além disso, a companhia reduziu em 64% o prejuízo operacional de US$ 805 milhões para US$ 290 milhões.
Vale dizer, a unidade de negócios teve crescimento de receita puxado pelo serviço ESPN+. O streaming esportivo cresceu 75% em usuários (de 8 milhões para 14 milhões) e 7% em ARPU (de US$ 4,24 para US$ 4,55) devido à oferta de pay-per-view do torneio de MMA, Ultimate Fighting Championship.
Do resultado geral, a companhia teve uma queda de 13% da receita, de US$ 18 bilhões para US$ 15 bilhões. E o lucro operacional recuou 2%, de US$ 2,45 bilhões para US$ 2,4 bilhões. No relatório, a companhia atribui essas reduções à queda de receitas com a divisão de parques, experiências e produtos.