A AT&T anunciou nesta segunda-feira, 17, assinatura de um acordo que combina a WarnerMedia com os canais da Discovery para a criação de uma gigante de serviço de streaming. O valor avaliado para criação deste novo grupo de mídia é de US$ 150 bilhões (quase R$ 800 bilhões). O presidente e CEO da Discovery, David Zaslav, vai liderar uma nova empresa com executivos de ambas as companhias em funções de liderança.
O comunicado chega três anos após a conclusão da compra da WarnerMedia feita pela AT&T.
“Este acordo une dois líderes de entretenimento com forças de conteúdo complementar e posiciona a nova empresa como uma das principais plataformas globais de streaming direto ao consumidor”, disse John Stankey o presidente-executivo da AT&T durante o anúncio da fusão.
A empresa de conteúdo “pure play” possuirá uma biblioteca com quase 200 mil horas de programação e reunirá mais de 100 marcas: HBO, HBO Max, Warner Bros., Discovery, DC Comics, CNN, Cartoon Network, HGTV, Food Network, Turner Networks, TNT, TBS, Eurosport, Magnolia, TLC, Animal Planet, ID e muitos mais.
Os termos do acordo apontam que a AT&T receberá US$ 43 bilhões e seus acionistas deterão 71% da nova empresa, enquanto os acionistas da Discovery deterão 29%.
Números dos canais
A HBO e a HBO Max possuem cerca de 64 milhões de assinantes em todo o mundo, com sucessos como Game of Thrones em seu currículo. Mas atualmente é superado por rivais como Netflix, com 208 milhões de assinantes, e Disney+, que tem mais de 100 milhões.
O Discovery, cujo portfólio inclui o Animal Planet e o Discovery Channel, atinge mais de 88 milhões de lares apenas nos Estados Unidos, enquanto seu serviço de streaming Discovery+, lançado em janeiro deste ano, tem 15 milhões de assinantes.
Conclusão dos trâmites
A transação está prevista para ser concluída em meados de 2022, sujeita à aprovação dos acionistas do Discovery e às condições habituais de fechamento, incluindo o recebimento de aprovações regulatórias. Nenhum voto é exigido pelos acionistas da AT&T.