Os aplicativos de viagens terão um papel crucial na recuperação do setor de turismo no pós-pandemia. Para a GlobalData, as empresas devem procurar reformular os aplicativos de viagens para atender e gerenciar com mais eficácia o viajante no período pós-pandemia. A companhia especialista em análise de dados acredita que existe uma procura por parte dos consumidores por tecnologia sem contato e isso estaria influenciando como as empresas de turismo direcionam seus clientes quando se trata de reservar férias.

Os números da pesquisa COVID-19 Recovery da GlobalData, realizada de 2 a 6 de dezembro de 2020 com 5.766 respondentes globais, corroboram com o desejo por esse tipo de solução. Segundo o estudo, os sistemas de pagamento sem contato serão essenciais para aqueles que desejam viajar. Pouco mais da metade dos entrevistados (55%) na pesquisa da GlobalData selecionaram que só pagariam por produtos ou serviços usando seus cartões ou telefones celulares, em vez de dinheiro. A mesma pesquisa também revelou que 60% pretendem “iniciar ou continuar” fazendo transações bancárias online no pós-pandemia. Segundo analistas da empresa, as razões para isso provavelmente estão relacionadas à facilidade geral de uso, além de saúde e higiene. No entanto, existem oportunidades crescentes de integração de aplicativos no turismo.

Não à toa, as organizações de gestão de destinos (DMOs) estão procurando trabalhar para um turismo mais responsável pós-pandemia por meio de uma melhor gestão de capacidade. Todas essas áreas sugerem que os aplicativos de viagens são o caminho a seguir para beneficiar clientes, empresas e destinos. Para a GlobalData, ser proativo no desenvolvimento de um serviço de ponta a ponta que inspire a confiança na viagem, garanta uma viagem segura e, de modo geral, uma gestão melhor pode ser altamente lucrativo e benéfico para todos os envolvidos.

De acordo com a analista de viagens e turismo da GlobalData, Johanna Bonhill-Smith, este momento requer algum tipo de passaporte digital para se viajar com alguma segurança. O apps concentraria dados de vacinação ou comprovantes de recuperação. O ideal seria a existência de um app único, de modo a não ser necessário o viajante ter vários aplicativos. “Trilhas para passaportes de vacinas estão sendo implementadas para garantir o fluxo seguro de viagens entre os destinos, mas a falta de colaboração só vai atrasar ainda mais qualquer forma de recuperação. Se alguma forma de solução unificada fosse lançada, integrando todos os pontos de contato necessários para a jornada do viajante, isso ajudaria a recuperar a confiança na viagem”, explicou em conversa com Mobile Time.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!