Estreias de conteúdos e outras novidades programadas dentro de aplicativos em iOS poderão ser divulgadas em anúncios na App Store e no widget oficial da loja de aplicativos da Apple, na tela dos iPhones. A publicidade para eventos in-app foi apresentada pela empresa nesta segunda-feira, 7, durante o WWDC, junto com o iOS 15, a nova versão do seu sistema operacional.
Entre os exemplos mostrados por Ann Thai, diretora de marketing de produto na App Store, estavam o jogo Mario Kart e o futuro lançamento do filme da ‘Viúva Negra’ no Disney+.
Outra novidade é a possibilidade de customizar as páginas de apresentação dos apps na App Store. Desse modo, os desenvolvedores podem apresentar mais imagens e funcionalidades com focos em públicos específicos. E a Apple anunciou que atualizou seu código de conduta, incluindo regras sobre pedidos de identidade do usuário, manipulação de avaliação e review. A ideia da companhia é criar novas linhas que permitam aos desenvolvedores apelarem de possíveis punições.
A Apple tem atualmente 600 milhões de usuários globais que acessam semanalmente o marketplace de apps e gerou US$ 230 bilhões em receita para os desenvolvedores desde o começo desse ecossistema.
Os sistemas operacionais estão disponíveis a partir desta segunda-feira, 7, aos desenvolvedores em versão beta.
APIs e codificação na nuvem
Susan Prescott, vice-presidente da App Store, apresentou ainda novidades em APIs para os desenvolvedores. No SDK de realidade aumentada, RealityKit 2, a principal novidade é o Object Capture. Munido de iPad, iPhone ou câmera fotográfica DSLR, o desenvolvedor pode tirar fotos 2D de um objetivo e recriá-lo em 3D. A conversão é feita por meio de API para MacOS.
Além disso, os profissionais poderão se beneficiar de: integração de reconhecimento com ShazamKit; reprodução de maps de navegação com CarPlay; APIs de câmera para reprodução de vídeo em 1080p; apps de mensageria podem ter compartilhamento de status em conversa; Siri pode anunciar mensagens de apps de delivery; apps de terceiros podem usar as novas funções do FaceTime, como isolar voz, amplificar sons e modo retrato.
A Apple também lançou um serviço de codificação de nuvem, o Xcode Cloud, gratuito em modo beta limitado. Os desenvolvedores podem usar a nova ferramenta para trabalhar remotamente em um projeto de app, além de possuir funções automatizadas para diminuir a carga de trabalha dos profissionais.