O YouTube (Android, iOS) anunciou nesta segunda-feira, 7, o lançamento de uma nova funcionalidade que promete ser concorrente do TikTok, o YouTube Shorts. A novidade permite a gravação de vídeos feitos com o celular na vertical com duração máxima de 60 segundos, e com a edição podendo ser feita diretamente no aplicativo. E mesmo em versão beta, a plataforma já ultrapassou a marca de 6,5 bilhões de visualizações.
É possível adicionar música, textos e filtros nos “shorts”, como são chamados esses vídeos, além de ter ferramentas como acelerar ou desacelerar a gravação e definir uma contagem regressiva para gravar, sem precisar usar as mãos.
Em um primeiro momento, YouTube Shorts estará disponível para 26 países, entre eles Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Argentina. No País, a ferramenta poderá ser acessada por cerca de 25% dos criadores de conteúdo da plataforma e, aos poucos, o acesso será expandido.
Vale lembrar que desde setembro do ano passado o YouTube Shorts começou a ser testado na Índia.