Com a chegada da segunda fase do open banking, em julho, o Banco do Brasil (BB) vai lançar para os seus clientes um serviço de gestão financeira com dados de contas correntes de múltiplos bancos, informou Karen Machado, gerente executiva de open banking da companhia, durante live do Mobile Time Live realizada nesta terça-feira, 15.
“Uma aplicação bem interessante que o Banco do Brasil está trabalhando é um agregador de contas, para gestão financeira pessoal. Nós traremos os dados de diferentes instituições para ajudar o consumidor em sua gestão (financeira)”, disse a executiva. O produto será um dos primeiros disponibilizados pelo banco a partir do open banking e servirá como atrativo para que seus correntistas compartilhem dados de contas que mantêm em outras instituições. Uma das funcionalidades previstas na solução será a gestão dos vencimentos de contas, para que o consumidor não atrase nenhum pagamento.
“Na segunda fase, o open banking virá com as informações de comportamento, bem ricas. Nela, nós podemos ver se o consumidor é bom pagador, como gasta o dinheiro, como é o seu fluxo de caixa. E assim, poderemos trabalhar modelos de crédito que sejam adequados para ele, considerando sua capacidade de pagamento, com uma precificação mais assertiva”, concluiu Machado.
Além do BB, Marcos Cavagnoli, diretor de cash digital e open banking do Itaú, indicou em matéria recente ao Mobile Time que oferecerá uma aplicação de gestão de contas similar.
Público
Outro segmento que o BB observa para ser explorado com open banking é o do setor público. “Pela regulação, os órgãos públicos poderão compartilhar os dados ou serem iniciadores de pagamentos. Para o BB é um mercado bem importante. Nós temos pensado em soluções para contribuir com os gestores públicos, seja em dados ou na iniciação de pagamento”, afirmou a gerente.
Carteira digital
Outro participante do painel, Gilmar Hansen, vice-presidente de produtos da RecargaPay, disse que pretende usar os dados obtidos na segunda fase do open banking para avançar nas ofertas de empréstimo aos clientes da carteira digital.
“De imediato, nós (RecargaPay) queremos usar as informações para melhorar nossas ofertas de crédito. É claro que hoje todo mundo precisa conhecer esse cliente. Eu não tenho os dados da vida dele (ainda). Não sei o comportamento dele no mercado. Essa vantagem acelerará o processo para ter o produto customizado para cada perfil do consumidor”, comentou Hansen.
Assista a live na íntegra: