O aumento da demanda pelo desenvolvimento de chatbots no mercado brasileiro está sendo sentido pela Compasso UOL. A empresa, que nasceu da combinação de várias outras na área de prestação de serviços de tecnologia e infraestrutura de rede do grupo UOL, criou um estúdio dedicado ao mercado de bots. Ele fica dentro do segmento de projetos de transformação digital, que foi o que registrou maior crescimento de receita no ano passado, acima de 30%, relata Cleyton Ferreira, CTO da Compasso UOL, em conversa com Mobile Time.
“Hoje todo mundo precisa ter um chatbot para diminuir o custo de atendimento ou para melhorar a experiência do cliente final. No WhatsApp a demanda tem sido gigantesca”, comenta.
A Compasso UOL cria bots para quaisquer canais, seja o site ou app de uma empresa, ou plataformas de mensageria, como WhatsApp e Messenger. E trabalha desde versões mais simples até robôs de conversação com aprendizado de máquina que evoluem com o passar do tempo no uso de linguagem natural. O estúdio de chatbots dentro da Compasso UOL é um dos que tem a maior proporção de cientistas e profissionais com mestrado e doutorado na companhia, afirma o CTO.
Atualmente, Ferreira tem notado um aumento da procura por bots de vendas. “Isso explodiu agora com a pandemia. De um ano pra cá tem aumentado essa necessidade de fazer a venda através de chatbot”, relata.
Outra tendências verificada pelo executivo é a de incluir dentro de aplicativos de marcas um mecanismo para a captura de chamadas para o call center, oferecendo ao usuário a opção de autoatendimento digital no app ou a conversa com um bot através do WhatsApp ou algum outro canal de mensageria. O objetivo é reduzir o custo de atendimento no call center.
Super Bots Experience
O head de computação cognitiva da Compasso UOL e líder do estúdio de bots da companhia, Thiago Fortunato, fará uma apresentação sobre orquestração de chatbots e voice bots B2B e B2C durante o Super Bots Experience, no dia 26 de agosto. Para conferir a agenda e mais informações sobre o evento, acesse www.botsexperience.com.br. Será a sétima edição do seminário dedicado ao mercado de chatbots, voice bots e inteligência artificial, que neste ano acontecerá em formato online. A organização é do Mobile Time.