A Mobi2buy, empresa especializada no uso de inteligência artificial para vendas automatizadas via canais de mensageria, projeta atingir faturamento de R$ 32 milhões este ano, o que representará um crescimento de 60% em comparação com os R$ 20 milhões de 2020. O crescimento está sendo puxado por um aumento na digitalização de vendas e também por um trabalho da empresa em diversificar sua carteira de clientes, hoje muito concentrada no setor de telecomunicações.
A Mobi2buy atende a várias operadoras. Ela se especializou em criar campanhas por SMS e RCS para a venda de novos planos e serviços digitais, com a fraseologia sendo constantemente aprimorada para melhorar a conversão. Por sinal, foi a primeira empresa a criar um bot em RCS no Brasil, para uma campanha de migração de clientes pré-pagos para Controle na Oi, em fevereiro de 2019.
“Nossa fortaleza ainda está em telecom. Mas queremos reduzir essa dependência. O que fazemos é aplicável para qualquer setor. Estamos pegando essa expertise e levando para outros mercados. Este é o ano da diversificação para a Mobi2buy. É o nosso grande objetivo”, comenta o CEO Thiago Taranto, em conversa com Mobile Time.
Dentro desse processo de diversificar a carteira de clientes, a empresa vem realizando um teste-piloto com a Light, para incentivar o pagamento de contas atrasadas antes que a eletricidade seja cortada. Mais recentemente, conseguiu contrato com uma grande empresa do setor de varejo de moda, cujo nome ainda não pode ser revelado.
Tráfego, canais e bots
As campanhas da Mobi2buy usam bots criados pela própria empresa e contam também com atendentes humanos, quando se trata de vendas mais consultivas. Atualmente, a Mobi2buy registra tráfego de 500 milhões de interações por mês. Um ano atrás girava em torno de 325 milhões. 80% do seu tráfego ainda está concentrado em SMS, enquanto 10% são mensagens de voz, e outros canais, como RCS e WhatsApp, estão distribuídos nos 10% restantes.
“O SMS tem se mostrado ainda muito relevante, mas temos trabalhado cada vez mais com WhatsApp, cujos pilotos têm mostrado bom resultado. Porém, é preciso muito cuidado para não ser invasivo, pois se trata de um canal muito pessoal. Se você exagerar na quantidade de mensagens, a pessoa rapidamente bloqueia o número”, avalia Taranto.
Mão de obra
O crescimento da empresa demanda também mais contratações. De um ano para cá, a Mobi2buy passou de 70 para 120 colaboradores. E a expectativa é chegar a 150 até o fim do ano. Sua sede fica no Rio de Janeiro, mas, como está atuando 100% em home office desde o começo da pandemia, a companhia passou a contratar pessoas do Brasil inteiro e até do exterior. Entretanto, o executivo reconhece que é difícil encontrar mão de obra qualificada.
“Temos cientista de dados em Minas Gerais. Entrevistamos gente de Manaus. O grande aprendizado da pandemia é que podemos trabalhar de qualquer lugar. Aumentamos muito o nível de governança nesse período. Mas é difícil preencher todas as vagas. Brigamos com empresas globais, com o mundo inteiro. Estamos formando muita gente dentro de casa”, relata.
O escritório de 700 m2 onde operava antes da pandemia será trocado por outro de 200 m2 que funcionará como uma área de coworking para os colaboradores da Mobi2buy, permitindo que muitos sigam trabalhando totalmente ou parcialmente de casa.
Super Bots Experience
O CEO da Mobi2buy participará do painel “A hora do comércio conversacional”, dia 25 de agosto, durante a 7ª edição do evento Super Bots Experience, que acontecerá em formato online este ano. No painel, Taranto terá a companhia de Bruno Stuchi, CEO do grupo Co.Aktion; Mauricio Trezub, fundador e CEO da OmniChat; e Rafael Souza, cofundador e CEO da Ubots.
A agenda atualizada e mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.botsexperience.com.br ou com a equipe de eventos do Mobile Time: [email protected] / 11-96619-5888 / 11-3138-4619 (WhatsApp).