O Facebook apresentou um novo tipo de emoji para o Messenger (Android, iOS) nesta quinta-feira, 15: os soundmojis. Além disso, a companhia também apresentou um plano de investimento para programas de criadores de conteúdo, avaliado em US$ 1 bilhão.
Emoji sonoro
O soundmoji é um recurso para os usuários do aplicativo de mensageria enviarem clipes de som curtos. Por meio dele, as pessoas escolhem os ícones da biblioteca com diversos efeitos sonoros, como palmas, rufar de caixas e risadas malignas. Para usar a nova opção basta abrir o app do Messenger, iniciar uma conversa, clicar no emoji de sorriso e depois no ícone de alto-falante para escolher os soundmojis da biblioteca.
Ao todo, 23 soundmojis estão disponíveis em seu começo no Brasil.
Conteudistas
Em publicação feita no blog da empresa, o Facebook confirmou o investimento de US$ 1 bilhão em programas de criadores de conteúdo até o final de 2022. Neste caso, a companhia considera conteudistas como artistas, especialistas de estilo e entertainers. O aporte é baseado em programas de bônus para pagar criadores que atingem uma meta de audiência em transmissões ao vivo por meio de plataformas do Facebook e Instagram, como: Stars (gaming), IGTV, venda de selos em lives e Reels.
Análise
Assim como o Google, o Facebook está em batalha com reguladores europeus e australianos para pagar pelo uso de notícias em suas plataformas. Em um exemplo recente, o Google levou uma multa de 500 milhões de euros do governo francês.
Embora a estratégia de pagar pelo criador de conteúdo não seja novidade, vide o pagamento aos produtores de vídeo no YouTube, a busca por acelerar essa estratégia pode contribuir para a sobrevivência das redes sociais, enquanto se adaptam ao novo mundo à frente.
Isso acontece à medida que a concorrência cresce, como vimos recentemente com TikTok e Kwai e sua estratégia de pagar pelo usuário; e os governos caminham para uma inevitável regulação das mídias, algo que dez anos atrás era impensável ou visto até como afronta à democracia.