Os testes do Embarque + Seguro, check-in com solução de reconhecimento facial, chegam ao aeroporto de Brasília. Dessa vez, ao invés de firmarem parceria com a Azul, o check-in biométrico será feito com passageiros convidados de Latam e Gol.
O Embarque + Seguro já está sendo testado nos aeroportos de Florianópolis, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (Confins), e em Congonhas (SP).
O check-in com reconhecimento fácil funciona da seguinte maneira: no momento do check-in no aeroporto, o atendente da empresa faz a validação biométrica do passageiro, comparando a foto da pessoa tirada na hora com as bases governamentais. A partir da validação, o passageiro pode embarcar por meio da leitura biométrica do rosto, que será feita pelas câmeras localizadas nos pontos de controle de acesso à sala de embarque e à aeronave. O tempo de checagem por passageiro com a nova ferramenta é de aproximadamente dois segundos.
A solução combina validação biométrica e análise de dados e o passageiro não precisa apresentar nenhum documento ou tíquete de embarque no seu check-in. A ferramenta, segundo o Serpro, atende a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e pretende ser mais seguro e ágil.