29% das escolas brasileiras possuem aplicativo móvel próprio, revela a edição da pesquisa TIC Educação 2020. O percentual é maior nas regiões Sul (43%), Sudeste (35%) e Centro-Oeste (34%), e menor no Nordeste (24%) e Norte (20%). Também há diferença significativa por tipo de escola: enquanto entre as particulares metade possui app próprio, a proporção cai nas escolas públicas (24%).

A pesquisa também mediu os recursos presentes nos aplicativos escolares. 21% das escolas têm um app com a grade curricular das disciplinas; 25%, conteúdos educacionais para os alunos, como tarefas extracurriculares; 25%, dados de frequência e notas dos alunos; 17%, registros das atividades diárias dos alunos, como alimentação, comportamento etc; 8%, monitoramento dos alunos por câmeras; e 25%, canal de comunicação entre pais e professores.

Além disso, 42% das escolas afirmam utilizar WhatsApp ou Telegram como canal de comunicação.

Conectividade

82% das escolas brasileiras têm acesso à Internet. Há grandes diferenças regionais. Enquanto no Centro-oeste (98%), Sul (97%) e Sudeste (94%) a conectividade está em quase todas, no Norte (51%) e Nordeste (77%) ainda há parcelas significativas sem conectividade. Vale destacar que 6% das escolas declaram que sua conexão é feita pela rede móvel 3G ou 4G. O tipo de rede mais usada é a fibra ótica, presente em 40% das unidades escolares, enquanto a Internet a cabo está em 21% delas.

A maioria das escolas brasileiras (64%) permitem que os alunos utilizem seus telefones celulares em determinados espaços e horários, enquanto 27% proíbem completamente o uso e 5% liberam totalmente.

A TIC Educação é realizada pelo Cetic.br. Para a edição de 2020 foram entrevistados 3.678 gestores de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. 

 

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