O Itaú criou uma tag própria para pagamento automático de pedágios e estacionamentos, a Tag Itaú, criada com a plataforma da ConectCar, empresa da qual detém 50% de participação acionária. A partir da segunda metade de setembro, todos os consumidores que possuem cartão do Itaú poderão solicitar a Tag Itaú, pagando apenas R$ 20 pelo seu custo de produção e envio. Não haverá cobrança de mensalidade, pois a ideia é utilizar o serviço como um diferencial e fidelizar os clientes, especialmente diante do esperado acirramento da competição em razão do open banking.
“Deixamos de ver a ConectCar como uma estratégia de distribuição comercial, mas como uma oferta de valor, como um diferencial de relacionamento para com os clientes do banco”, disse Alexandre Zancani, diretor e membro do comitê executivo do Itaú Unibanco, durante coletiva virtual nesta quarta-feira, 1.
Na prática, a tag Itaú é uma versão white label da tag da ConectCar. “Desenvolvemos uma plataforma tecnológica flexível, escalável, modular e instalada na nuvem, o que nos permite expandir sem custos adicionais”, descreveu Felix Cardamone, CEO da ConectCar.
Os clientes do Itaú que já forem assinantes da ConectCar serão automaticamente dispensados de qualquer cobrança a partir de agora – desde que tenham o cartão de crédito do banco cadastrado como meio de pagamento da tag.
Débito
Uma novidade importante é que até o final do ano a tag Itaú estará funcionando também para pagamento em débito direto na conta, sendo disponibilizada para correntistas que não tenham cartão de crédito emitido pelo banco.
O Itaú possui 60 milhões de clientes. A ConectCar, por sua vez, tem 1,1 milhão. Seu serviço permite pagamento automático em 1,2 mil estacionamentos e em todas as rodoviadas pedagiadas do País.