| Publicada no Teletime | O governo está trabalhando na criação de um programa nacional de OpenRAN. De acordo com o diretor do departamento de ciência, tecnologia e inovação digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, José Gontijo, a pasta tem trabalhado em grupos de trabalho sobre o assunto na Anatel, mas também tem mantido conversas “em paralelo” com a indústria para essa iniciativa.
“Já está na primeira fase um projeto de R$ 30 milhões que estamos tramitando no Ministério. Será coordenado pela RNP, de forma com que a gente consiga implantar um framework nacional que faça lógica”, declarou Gontijo nesta quarta-feira, 22, durante painel do e-Fórum 5G, do portal Convergência Digital.
O diretor do MCTI diz que a intenção não é de necessariamente colocar o País na frente da comercialização do OpenRAN, mas de preparar e capacitar governo e empresas, incluindo startups. Ele entende que as redes móveis de acesso abertas são a evolução natural, inclusive para o eventual 6G.
Para Gontijo, haverá uma demanda natural pela arquitetura. “As operadoras querem o OpenRAN. E quem compra, decide”, diz, referindo-se aos grupos globais.